sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dilma nomeia primeira mulher almirante

Dilma nomeia primeira mulher almirante

A presidenta Dilma Rousseff assinou nesta sexta-feira (23) o ato de promoção de Dalva Maria Carvalho Mendes, primeira mulher a ser nomeada uma oficial general na Marinha, alcançando a patente de contra-almirante duas estrelas.
Nascida no Rio de Janeiro, em março de 1956, Dalva ingressou na Marinha em 1981, na primeira turma do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha. A oficial trabalhou de 1981 até 2009 no Hospital Marcílio Dias, chegando ao cargo de vice-diretora.
Atualmente, ela exerce a função de diretora da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória. Dalva ainda possui o Título Superior de Anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia, e as condecorações Ordem do Mérito Naval, Medalha Mérito Tamandaré e Medalha Militar com Passador de Ouro.
Desde 1980, quando foi iniciada a participação feminina na instituição, diversos dispositivos legais ampliaram a atuação das mulheres na força, que hoje podem participar do Corpo de Engenheiros, do Corpo de Saúde, de Intendentes, dos Quadros Técnicos, Auxiliar da Armada do Corpo Auxiliar, do Corpo Auxiliar de Praças e do Quadro de Músicos do Corpo de Praças de Fuzileiros Navais.


Nenhum comentário: