sábado, 18 de maio de 2013

Documentário sobre Darcy Ribeiro

Documentário sobre Darcy Ribeiro estreia na tevê neste domingo
O filme “Darcy – um brasileiro”, dirigido por Maria Maia, estreia na programação da TV Senado às 20h30 deste domingo (19). O documentário conta a história do antropólogo, político e ativista que foi chefe da Casa Civil de João Goulart, lutou contra a ditadura, defendeu os índios, fundou a Universidade de Brasília e lançou a Lei de Diretrizes Básicas da Educação.
 
Um homem de causas, assim pode ser definido Darcy Ribeiro. No documentário “Darcy – um brasileiro”, dirigido por Maria Maia, o telespectador vai conhecer um pouco desta personalidade, visto por ele mesmo e pela ótica de amigos e colaboradores.

Com estreia prevista para 19 de maio, às 20h30 na TV Senado, o documentário conta a história do pensador Darcy, das suas inquietações e da sua busca por soluções para o Brasil. Mineiro de Montes Claro, Darcy dedicou a sua vida aos menos favorecidos.

Na pele de antropólogo, defendeu os índios, fundou o Museu do Índio, ajudou na Criação do Parque Nacional do Xingu, documentou várias etnias em livros e fotografias; na de educador e professor criou a Universidade de Brasília, a Lei de Diretrizes Básicas da Educação e os CIEPS e na de político, foi chefe da Casa Civil de João Goulart, lutou contra a ditadura, foi exilado, foi vice-governador do Brizola, senador da República.

Mesmo vencido, como costumava afirmar, Darcy assumiu preferir o lado dos derrotados do que ter contribuído com os vencedores, neste caso, com aqueles que limitaram a democracia. Para quem perder a estreia, a TV Senado prevê reprises em 25/5 (13h30) e 2/6 (12h30).

Nenhum comentário: