segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A enganosa imagem

A enganosa imagem
 
ROGEL SAMUEL
 
Para muita gente, o Brasil ainda está em uma situação difícil, em crise, ameaçado pela inflação.
Até gente muito ilustre, como um grande maestro nacional, hoje na Europa, que disse no seu blog que o país era “bonitinho, mas ordinário”. Escrevi um comentário meio desaforado na postagem, mas ele não (claro) aprovou.
Um dos problemas brasileiros é a falta de auto-estima, de orgulho, de patriotismo.
“Às vezes tenho a impressão de que o Brasil é um homem rico, bonito e forte, na flor da idade,  que porém não sabe falar, não sabe se expressar com consciência. Bonitinho mas ordinário”, disse o maestro.
O que se vê é o preconceito: “ Pelo contrário, meus interlocutores começam sempre com um “Oh!” de admiração por um país pujante, cujas taxas de crescimento fazem babar de inveja os europeus, e cujos presidentes, seja um operário transformado em estadista “cult” ou uma Margareth Tatcher da esquerda, são objetos de desejo de quem está acostumado com Berlusconis e que tais”.
Ou quando diz: “Certamente não teremos do que nos orgulhar se no futuro formos os campeões mundiais de consumo de geladeiras, ou o celeiro de deputados como Tiririca, representando nossa população em comissões de educação”.
O que acho é que as Universidades brasileiras foram muito prejudicadas, inclusive a UFRJ, onde trabalho e de onde me aposentei, não por falta de investimento apenas, mas porque os seus pesquisadores saem do país (como é o caso do maestro), abandonam seus projetos por falta de incentivos. Na época do regime militar, há pouco tempo, foram arrasadas. Não acredito nessa lista das 100 “melhores” universidades onde não estamos. Quantas são públicas e gratuitas? Não concordo com o maestro neste ponto, foi arrogante e pouco patriótico. Ele mesmo sabe das dificuldades de lidar com os péssimos políticos da elite paulista. O Brasil não é a China (uma ditadura), nem a Índia (um país de grande complexidade política). O Brasil é a segunda maior Democracia do Ocidente, tem uma elite corrupta e atrasada, uma grande imprensa péssima, mas esperem para ver o que este país pode fazer. Não se pode ler o Brasil pela Globo, pela Folha, etc. O Brasil não é nem bonitinho nem ordinário. Temos uma tradição cultural de que podemos nos orgulhar. Mais do que carnaval e samba, temos uma cultura que vem desde o Barroco etc. A ignorância é de desconhecer isso.
Até os generais da “revolução” tinha isso de bom. Tinham patriotismo. Coisa que os americanos têm, o culto pela bandeira.

Nenhum comentário: