terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Documento inédito revela "desgraça" de Maquiavel

Documento inédito revela "desgraça" de Maquiavel

Ordem de prisão dada em Florença acusa pensador de fazer parte de uma suposta conspiração para derrubar a facção Medici do poder

BBCBrasil |                  
 
BBC

Wikimedia Commons
Nicolau Maquiavel em pintura de Santi di Tito

Um professor da Universidade de Manchester (Grã-Bretanha) anunciou ter descoberto a versão original de uma ordem de prisão do escritor e filósofo Nicolau Maquiavel (1469-1527), autor do famoso livro "O Príncipe".
O professor Stephen Milner explicou à BBC ter encontrado o documento, datado de 1513, durante suas pesquisas para entender como as informações circulavam nas cidades da época. E a ordem pela prisão de Maquiavel foi dada há exatos 500 anos na cidade de Florença, onde o pensador, então influente e ativo na diplomacia da época, foi acusado de fazer parte de uma suposta conspiração para derrubar a facção Medici do poder.

O aviso de "procurado" colocou-o como "inimigo público número 1", marcou sua "desgraça" e acabou sendo muito importante para a obra de Maquiavel, segundo Milner. No mesmo dia, diz o professor, o pensador acabou sendo detido, torturado e mantido em prisão domiciliar. "O documento marcou a desgraça de um dos escritores políticos mais influentes do mundo", relata o professor. "O Príncipe foi escrito (no mesmo ano) na vã esperança de (Maquiavel) cair nas graças e obter emprego com os Medici - mas não há nenhuma prova de que eles sequer o tenham lido."
Clássico
Maquiavel morreu 14 anos depois, na pobreza. Mas "O Príncipe" se tornou um clássico e até hoje influencia líderes, "pregando o sacrifício da virtude e da moralidade pela manutenção do poder a todos os custos", ressalta a Universidade de Manchester.
"(A obra) foi atualizada para ser aplicada em áreas como bancos, finanças, negócios e política." Daí vem o termo "maquiavélico". Para Milner, "O Príncipe" é um "manual atemporal de auto-apresentação e de gerenciamento de reputação pessoal".
 

Nenhum comentário: