quinta-feira, 21 de abril de 2011

Projeto de arborização deve ser estendido para outras áreas de Manaus







Em comemoração ao Dia Internacional da Floresta, foi lançado o projeto de arborização da Avenida Governador José Lindoso, conhecida como Avenida das Torres.


O evento contou com a presença do Governador Omar Aziz, a primeira-dama Nejmi Aziz e o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra. Também estiveram presentes diversos deputados Federais e Estaduais, vereadores, vários secretários do governo e mais de 100 alunos de escolas públicas, além de moradores da área.

Idealizado pela primeira dama do Estado, Nejmi Aziz, o projeto é executado em parceira com a Prefeitura de Manaus e tem o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas do Amazonas (Inpa), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SDS) e o apoio financeiro da Eletrobras Amazonas Energia, que investiu 1,5 milhão nesta fase inicial do projeto.

“Esse projeto é uma forma de humanizar a cidade e mostrar que estamos cuidando da cidade com carinho, daqui iremos levar esse projeto a outros pontos da cidade”, disse Nejmi Aziz.

O projeto contempla a implantação de 6 mil mudas de espécies nativas em uma área total de 311 mil metros quadrados da via que liga o bairro Cidade Nova, zona norte, aos bairros do Aleixo e Coroado, zonas sul e leste de Manaus, e deve ser concluído em quatro meses.

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Dutra, a prefeitura vai buscar contratos junto com as empresas que tem compensação ambiental para construir um planejamento de manutenção. “Além da beleza, a arborização urbana tem outros benefícios como a redução do calor de até 7 graus, melhoria nos corredores de ventos, redução da poluição sonora e até retirada de partículas do ar, que são folhagensproduzidas pelo impacto humano”, disse Dutra.

Durante o seu discurso, o Governador Omar Aziz reclamou da curva na Avenida das Torres que liga à Rua Timbiras, chamou a atenção da diretora do Detran, Mônica Melo, que estava presente no evento, e pediu ao Coronel Walter Cruz para colocar redutor de velocidade no local, onde já aconteceu inúmeros acidentes.

Nenhum comentário: