quinta-feira, 29 de abril de 2010

Saiba quais estimulantes e entorpecentes ajudaram a criar grandes obras


Saiba quais estimulantes e entorpecentes ajudaram a criar grandes obras
da Livraria da Folha

Há sempre um burburinho se certos escritores nacionais e internacionais usaram ou não substâncias químicas enquanto compunham suas obras. A alegação é, na maioria das vezes, justificada pela genialidade de seus escritos.

Como exemplos, temos os chamados "desregrados" tanto na escrita quanto na vida --Jack Kerouac, Charles Baudelaire e Jean-Paul Sartre. No site do jornal de história "Lapham's Quarterly", o leitor tem acesso aos estimulantes e entorpecentes que esses gênios utilizaram enquanto escreviam obras que marcaram a literatura mundial.

Conheça os bastidores de obras como "On the Road", "Junkie", "O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde", entre outras:

Fotomontagem/Folha Online

Charles Baudelaire, Jean-Paul Sartre, Jack Kerouac, William Faulkner e Raymond Chandler constam na lista

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Estimulantes ou drogas

"La Comédie Humaine" (1829-1848), de Honoré de Balzac
- café

"O Estranho Caso do Dr. Jekyll e Sr. Hyde" (1886), de Robert Louis Stevenson
- cocaína

"On the Road" (1957), de Jack Kerouac
- benzedrina (atua como estimulante no sistema nervoso central)

"September 1, 1939" (1958), de W.H. Auden
- benzedrina (atua como estimulante no sistema nervoso central)

"Critique of Dialectical Reason" (1960), de Jean-Paul Sartre
- café e corydrane (anfetamina com aspirina)

Álcool

"Vanity Fair Essays" (1921), de Edna St. Vincent Millay
- gim

"Road to Glory" (1936), de William Faulkner
- uísque

"O Coração É um Caçador Solitário" (1940), de Carson McCullers
- chá quente e vinho

"A Dália Azul" (1946), de Raymond Chandler
- doses de vitaminas

"A Sangue Frio" (1965), de Truman Capote
- martinis duplos

Drogas que causam depressão

"Kubla Khan" (1797), de Samuel Taylor Coleridge
- láudano (tintura de ópio com efeito sedativo)

"Aurora Leigh" (1856), de Elizabeth Barrett Browning
- láudano (tintura de ópio com efeito sedativo)

"Paraísos Artificiais" (1860), de Charles Baudelaire
- haxixe (narcótico)

"Junkie" (1953), de William S. Burroughs
- heroína

"The Basketball Diaries" (1978), de Jim Carroll
- heroína

Psicodélicos

"As Portas da Percepção" (1954), de Aldous Huxley
- mescalina (substância que causa alucinações)

"Um Estranho no Ninho" (1962), de Ken Kesey
- peiote (cacto de onde se origina uma droga que causa alucinações) e LSD

"High Priest" (1968), de Timothy Leary
- LSD

"Medo e Delírio em Las Vegas" (1971), de Hunter S. Thompson
- LSD

"Journey to Ixtlan" (1972), de Carlos Castaneda
- peiote (cacto de onde se origina uma droga que causa alucinações)

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