domingo, 6 de dezembro de 2015

VOZES DA AMAZÔNIA II



RECEBI DE RENAN FREITAS PINTO O EXCELENTE LIVRO:

Organizado por Élide Rugai Bastos e Renan Freitas Pinto, “Vozes da Amazônia” reúne 16 textos, entre artigos e ensaios, que buscam dar prosseguimento às reflexões sobre o pensamento social brasileiro produzido sobre a Amazônia. O conjunto de escritos da obra contribui, ainda, no sentido de acentuar os papéis desempenhados pelos intelectuais, dessa forma suscitando questões relacionadas com a história intelectual da Região Norte.
Márcio Souza, com “Amazônia, regional e universal”, propõe um exame crítico da posição da Amazônia no processo de construção da cultura brasileira, destacando as relações problemáticas entre região e nação e o regional e o universal.
Willi Bolle, em “Uma margem da literatura brasileira: O ciclo do Extremo Norte de Dalcídio Jurandir”, se propõe, ao examinar o conjunto de romances do escritor paraense, a destacar algumas das singularidades de uma obra que pode ser lida como um dos mais expressivos registros do homem amazônico.
Em “O país das amazonas e o eldorado perante o discurso do progresso, no final do século XIX”, Otoni Mesquita toma como referência principal a obra O Paiz do Amazonas, do barão de Sant’Anna Nery, e aponta para a influência de um conjunto de ideias correntes nos grandes centros urbanos na segunda metade do século 19e sua aplicação em Manaus.
Vozes da Amazônia II conta, ainda, com textos de Élide Rugai, Renan Freitas Pinto, Bernard Emery, Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt, Nísia Trindade Lima, André Botelho, Edna Maria Ramos de Castro, Maria Stella Faciola Pessôa Guimarães, Samuel Sá, Márcio Braz Santana, Charles Maciel Falcão, Leila Margareth Rodrigues Gomes, Nicia Petreceli Zucolo, Maria Sebastiana de Morais Guedes e Paula Mirana de Sousa Ramos.

Nenhum comentário: