sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Obama diz que furacão Irene será “histórico" e já há ordem para evacuar parte de Nova Iorque


Tempestade deverá atingir sábado a Costa Leste dos EUA
Obama diz que furacão Irene será “histórico" e já há ordem para evacuar parte de Nova Iorque

26.08.2011 - 18:27 Por PÚBLICO


Barack Obama alertou esta sexta-feira para a probabilidade de o furacão Irene, que se aproxima da costa Leste dos Estados Unidos, causar uma tempestade “histórica”. O mayor de Nova Iorque, Michael Bloomberg, já deu ordens para que sejam evacuadas partes da cidade..


O furacão Irene deverá atingir a costa Leste dos Estados Unidos durante o fim-de-semana, e em sete estados – Carolina do Norte, Maryland, Virgínia, Delaware, New Jersey, Nova Iorque e Connecticut – foi declarado o estado de emergência. Em Nova Iorque, o mayor Michael Bloomberg ordenou a evacuação obrigatória das regiões mais vulneráveis, o que deverá afectar pelo menos 250 mil pessoas.

Os transportes públicos irão encerrar a partir deste sábado, ao meio-dia. As áreas da cidade mais atingida serão Brooklyn, Queens, Staten Island, Battery Park City e a região financeira de Lower Manhattan.

O furacão deverá chegar neste sábado à Carolina do Norte, depois de a sua intensidade ter descido hoje para o nível 2 numa escala de cinco, com ventos de cerca de 169 quilómetros por hora.

Na cidade de Nova Iorque, o sistema de transportes ferroviários, incluindo o metropolitano, vai fechar a partir do meio-dia de sábado, anunciou o governador do estado Andrew Cuomo. Em Nova Iorque milhares de pessoas foram alertadas para abandonar as zonas junto à costa antes da chegada do furacão. A empresa ferroviária Amtrak cancelou jáalgumas viagens de comboio e o exército foi mobilizado em algumas regiões. As pontes da cidade de Nova Iorque serão encerradas se os ventos excederem 96 quilómetros por hora, disse Cuomo.

Em algumas regiões de Delaware, Maryland, New Jersey e Carolina do Norte estão já a decorrer evacuações forçadas. “Não esperem, não se atrasem. Esperamos que tudo corra pelo melhor, mas temos de estar preparados para o pior. Todos temos de encarar esta tempestade a sério. Se vos for dada uma ordem de evacuação, por favor sigam-na”, disse o Presidente norte-americano aos jornalistas a partir de Martha's Vineyard, o local onde se encontra de férias em Massachusetts. “Tudo aponta para que seja um furacão histórico”.

As previsões apontam para que o furacão se desloque em direcção a Washington e Nova Iorque. Nesta sexta-feira, a meio da tarde, estava a cerca de 550 quilómetros do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte, a progredir a 22 quilómetros por hora. É enorme: tem um diâmetro de cerca de 820 quilómetros, o que representa cerca de um terço da costa Leste norte-americana (2675 quilómetros).

O furacão Irene poderá afectar cerca de 65 milhões de pessoas em várias cidades ao longo da costa, incluindo Washington, Baltimore, Filadélfia, Nova Iorque e Boston. “Haverá danos, só não sabemos a sua dimensão”, disse à Associated Press Craig Fugate, responsável da agência federal norte-americana para as situações de emergência (FEMA). A Cruz Vermelha já preparou diversos abrigos ao longo da costa.

Nenhum comentário: