quinta-feira, 28 de julho de 2011

Roman Polanski, David Cronenberg, Steve McQueen e são apenas três, dos 26 nomes anunciados em antestreia mundial



Apesar de a apresentação oficial dos filmes para o festival de Veneza estar marcada apenas para quinta-feira, o britânico "The Guardian" acabou de anunciar o programa para a 68ª edição. Roman Polanski, David Cronenberg, Steve McQueen e são apenas três, dos 26 nomes anunciados em antestreia mundial: Polanski com "Carnage", protagonizado por Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz e John C. Reilly, "A Dangerous Method", de Cronenberg, e o último filme de Steven McQueen, "Shame", nova colaboração com o seu actor de "Hunger", Michael Fassbender.

A edição deste ano, que se realiza de 31 de Agosto a 10 de Setembro, vai contar ainda com as estreias de "Dark Horse", de Todd Solondz e que conta no elenco com Mia Farrow, "Faust", do russo Aleksandr Sokurov e "Contagion" de Steven Soderbergh.

O filme "W.E." realizado por Maddona, que estamos habituados a vê-la em palco, e "Sal" que atirou James Franco para trás das câmaras para o papel de realizador, são dois dos outros filmes anunciados - o filme de Franco é uma biografia do actor Sal Mineo ("Rebel without a cause").

A estes juntam-se "Alps", de Yorgos Lanthimos, "A Burning Hot Summer", de Philippe Garrel, "Chicken With Plums", da dupla Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, "The Exchange, de Eran Kolirin, "La Folie Almayer", de Chantel Akerman, "Himizu", de Sion Sono, "I'm Carolyn Parker: The Good, the Mad and the Beautiful", de Jonathan Demme, "Killer Joe", de William Friedkin, "Last Day on Earth", de Abel Ferrera, "The Moth Diaries", de Mary Harron, "Quando la Notte", de Cristina Comencini, "Seediq Bale", de Wei Te-sheng, "Terraferma", de Emanuele Crialese, "Texas Killing Fields", de Ami Canaan Mann, "Tinker, Tailor, Soldier, Spy", de Tomas Alfredson, "L'ultimo Terrestre", de Gipi, e "Wuthering Heights", de Andrea Arnold.

O realizador norte-americano Darren Aronofsky vai presidir ao júri da 68.ª edição do Festival de Cinema de Veneza que atribui o Leão de Ouro. O tailandês Apichatpong Weerasethakul vai presidir ao júri da secção paralela "Horizontes", onde concorrem os portugueses Teresa Villaver, com "Swan", e Gabriel Abrantes, com "Palácios de pena (The Last Generation of Portugal". Carlo Mazzacurati ficará responsável pelo júri do Prémio "Luigi de Laurentiis" para Melhor Primeira Obra, conhecida como o "Leão do Futuro", e a italiana Roberta Torre presidirá ao júri da secção "Controcampo Italiano".

O festival italiano vai ainda homenagear Al Pacino, que receberá o prémio Glory to the Filmmaker, pelo seu trabalho como realizador, no qual a organização vê "um original contributo para o cinema contemporâneo, e o italiano Marco Bellocchio, que receberá o Leão de Ouro de carreira por ser "um dos maiores nomes do cinema moderno". "The Ides of March", o filme protagonizado e realizado por George Clooney, foi o escolhido para a abrir a edição deste ano.

Nenhum comentário: