terça-feira, 18 de dezembro de 2007


NOVO MANUAL DE TEORIA LITERÁRIA
Editora Vozes
QUARTA EDIÇÃO TOTALMENTE REESCRITA E AUMENTADA (80 PÁGINAS A MAIS).

Aqui se apresentam as idéias que desde Platão e Aristóteles até hoje fundamentam a teoria literária. A linguagem é simples, clara e precisa: os conceitos básicos e as modernas pesquisas feitas sobre os gêneros literários, as teorias críticas, a literatura comparada e as teorias "pós-modernas". O formalismo russo, a estilística, o new criticism, o estruturalismo, a semiologia, a crítica neomarxista, a teoria da recepção, a noção de Modernidade e Pós-modernidade, o pós-estruturalismo, a genealogia de Foucault, a desconstrução, a teoria pós-colonial, o feminismo. A dialética hegeliana e a crítica dos valores de Nietzsche. O best-seller, o cinema, a TV; o belo, o mito, o trágico, o fantástico; a psicologia filosófica de Bachelard; a crítica psicanalítica; conceitos básicos da teoria literária, definição do que seja literatura, a natureza do fenômeno literário; a estética da contingência; poesia e filosofia da linguagem; interpretação e crítica; literatura e Internet;

A terceira margem da crítica como exemplo de leitura de texto. Livro para os que vão iniciar os estudos no curso superior. Aborda ainda as finalidades da literatura, seu objeto, sua função social, origens, desenvolvimento através da história, caracterizando as várias linhas da crítica literária.

OPINIÕES: «É fabuloso» (Leila Míccolis). «O meu abraço de parabéns pelo muito que aprendi com você. O estudo sobre o Rosa é mais do que excelente - é perfeito. Um grande abraço deste seu velho admirador e amigo. (Josué Montello)».

"Poucas vezes li um texto tão bem condensado sobre teoria literária. Felicito-o pela plena realização, coisa rara no gênero" (NELSON WERNECK SODRÉ).

«Hoje trocamos de lugar, você na cátedra, eu na assistência.» (ALCEU AMOROSO LIMA).

Nenhum comentário: