quarta-feira, 13 de julho de 2011

Impasse nas negociações sobre aumento da dívida


Impasse nas negociações sobre aumento da dívida


Moody’s ameaça cortar rating máximo aos Estados Unidos


Por Pedro Crisóstomo

Os receios de que democratas e republicanos não consigam um acordo para aumentar o limite legal de endividamento dos Estados Unidos levou hoje a agência Moody’s a colocar o rating norte-americano sob vigilância negativa. Na hipótese de uma revisão, ressalva, o corte teria efeitos mínimos ou nulos nos investidores.

Quanto mais se arrastam as negociações, mais crescem as probabilidades de os EUA perderem a nota máxima com que estão avaliados.

A notação de risco da dívida norte-americana é a mais elevada de todas, mas o impasse das negociações entre a Casa Branca e a oposição – apesar das intensas conversações – ameaça os Estados Unidos de perderem o nível AAA, o famoso “triple A”.

A agência já tinha dado a entender no início do último mês que poderia cortar o rating dos EUA caso em meados de Julho não houvesse um acordo para o Governo aumentar o tecto legal do endividamento, que chegou ao limite a 16 de Maio e que tem obrigado o Washington a socorrer-se de medidas extraordinárias.

A Moody’s diz que existe um “pequeno risco” – que, sublinha, está a aumentar – de ocorrer um “incumprimento de curta duração”. A administração Obama deu 2 de Agosto como a data limite para fechar um acordo sobre a dívida, já que, diz, a partir dessa data não poderá recorrer a mais medidas extraordinárias para honrar os compromissos financeiros.

Apesar disso, a revisão em baixa nunca seria superior a três níveis – os analistas ponderariam entre baixar a nota para Aa1, Aa1 ou Aa3 – “porque este tipo de incumprimento deveria ser de curto prazo e a perda prevista para os detentores de Obrigações do Tesouro seria mínima ou nula”.

O presidente Barack Obama ainda ontem colocou mais pressão sobre os ombros do líder republicano do Senado, Mitch McConnell, dizendo que não dava garantias de os pagamentos das reformas serem feitos a 3 de Agosto se a questão não se resolver até à véspera.

O braço-de-ferro mantém-se. O porta-voz da Câmara dos Representantes, John Boehner, onde os republicanos têm maioria, reforçou que não há garantias para um acordo.

O aviso da Moody's é apenas o culminar de uma ameaça das agências de rating que nao é, porém, de agora. A antever difíceis consensos entre a Casa Branca e o Partido Republicano quanto às políticas orçamentais, a agência Standard and Poor’s já a 18 de Abril lançou a hipótese de deixar cair a avaliação do patamar máximo da dívida norte-americana, o que, na altura, gerou um coro de protestos por parte dos responsáveis políticos norte-americanos.

Notícia actualizada às 23h09

Nenhum comentário: