sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ASSALTO À CATEDRAL DE MANAUS






Dois dos suspeitos entraram e se fingiram de fiéis antes de fazer seis pessoas de refém na secretaria da igreja.

Dupla esperou o movimento da igreja diminuir para agir.

Foto: Caio Pimenta




Manaus - Parte do dinheiro arrecadado no primeiro dia de arraial da Catedral Metropolitana de Manaus, no Centro, cerca de R$ 6 mil, foi roubada ontem por dois homens armados. Eles invadiram a secretaria da igreja e fizeram seis pessoas reféns por cerca de cinco minutos.

As informações são do secretário paroquial Paulo Henrique Santos, 42, que foi vítima dos assaltantes. Segundo ele, o crime ocorreu por volta de 11h30. Havia seis pessoas na secretaria. Todas elas foram amarradas com fios elétricos. O vigário-geral de Manaus, padre José Sabino, não estava na igreja no momento do assalto. O dinheiro, que estava sendo preparado para ser depositado no banco foi levado pelos suspeitos, que fugiram à pé. “Toda a quantia era depositada em partes para não chamar a atenção de ladrões dentro do banco. Mas fomos surpreendidos aqui dentro da igreja”, disse. Paulo afirmou que a maior parte do dinheiro arrecadado no arraial já havia sido depositada quando ocorreu o assalto.

O comandante da 1ª Companhia Interativa Comunitária (1ª Cicom), major da Polícia Militar (PM) Darcelo Gomes, contou que os suspeitos entraram na igreja e ficaram sentados num banco observando, de longe, o entra e sai de pessoas da secretaria. Quando o local ficou menos movimentado, eles se passaram por fiéis em busca de informações sobre agendamento de um batizado. “Quando eram atendidos pelo secretário da paróquia, anunciaram o assalto. Os bandidos fizeram isso para evitar gritaria”, afirmou.

Segundo o major, um terceiro suspeito estava no lado de fora da catedral dando cobertura aos comparsas. O crime foi registrado ontem à tarde na Delegacia Especializada em Robos, Furtos e Defraudações (DERFD).

Nenhum comentário: