terça-feira, 3 de maio de 2011

CASA DE BIN LADEN




Quando uma mulher envolvida em uma unidade de vacina contra a poliomielite apareceu no esconderijo de Osama bin Laden, ela comentou com os homens por trás dos muros altos sobre os SUVs caros estacionados no interior.

Os homens tomaram a vacina, aparentemente para administrar a 23 crianças no complexo, e lhe disse para ir embora.

O chefe do terror e sua família mantiveram bem escondido atrás de paredes grossas na vila montanhosa do noroeste eles compartilhado com milhares de soldados paquistaneses. Mas vislumbres de sua vida estão surgindo - com profundo ceticismo que as autoridades não sabiam que estavam lá.

Embora a casa é grande, não ficou claro como três dezenas de pessoas poderiam ter vivido lá com algum grau de conforto.

Vizinhos disseram que sabiam pouco sobre quem está dentro do composto bin Laden, mas, aparentemente, depende de dois homens que surgem rotineiramente para executar recados ou para uma reunião de bairro, como um funeral.

Havia detalhes conflitantes sobre a identidade dos homens. Várias pessoas disseram que eram conhecidas como Tariq Khan e Arshad e tinha se identificaram como primos de outros locais no noroeste do Paquistão.

Outros deram nomes diferentes e acreditaram que eram irmãos.

Arshad era o mais velho, e ambos falavam vários idiomas, incluindo pashto e urdu, que são comuns aqui, disseram moradores.

Como Navy SEALs varreu o composto de segunda-feira, algemaram os que encontraram com os laços do fecho de correr plástico e pressionou em busca de Bin Laden. Depois de matar o líder terrorista, seu filho e outros dois, que dobrou de volta para passar nove mulheres e 23 crianças longe do composto, segundo funcionários dos EUA.

Os sobreviventes do ataque são "em mãos seguras e acolhidas em conformidade com a lei," o governo paquistanês afirmou em um comunicado. "Como por política, eles serão entregues aos seus países de origem." Ele não deu mais detalhes.

Também estava claro por que Bin Laden escolheu Abbottabad, embora pelo menos dois outros líderes da Al-Qaeda ter abrigado nesta cidade. As movimentadas ruas estão repletas de edifícios, da época colonial britânica.

Estes dias que atrai alguns turistas, mas é conhecido principalmente como uma cidade guarnição mais ricos do que muitos outros no Paquistão.

Bin Laden achou seguro o suficiente para permanecer por até seis anos, segundo funcionários dos EUA, um comprimento impressionantes de tempo para permanecer em um lugar bem debaixo do nariz de um exército financiado pelos EUA, que aparentemente havia tentado encontrá-lo. A maioria das avaliações de inteligência acreditaram que ele fosse ao longo da fronteira entre Afeganistão e Paquistão, talvez em uma caverna.

A construção da casa de três andares começou há cerca de sete anos atrás, segundo os moradores. Pessoas inicialmente estavam curiosos sobre o complexo fortificado - que tinham paredes de até 18 metros com arame farpado -, mas ao longo do tempo eles só cresceu a acreditar que a família dentro era profundamente religioso e conservador.

O governo paquistanês também empurrado para trás com as insinuações de que as forças de segurança estavam abrigados bin Laden ou não identificar sinais suspeitos.

"É preciso ter consciência de que muitas casas (no noroeste) ter paredes de contorno de alta, em linha com a cultura de segurança e privacidade", disse o governo. "Casas com esse layout e detalhes estruturais não são uma raridade."

A casa tem sido descrita como uma mansão, mesmo um luxo, mas de fora não é nada especial. Bin Laden pode ter muito bem ter sido capaz de tomar em vista das colinas de manchas isoladas no jardim, no entanto.

As paredes estão manchadas com o molde, as árvores estão no jardim e as janelas estão ocultas. Autoridades dos EUA disseram que a casa não tinha qualquer ligação à Internet ou telefone para reduzir o risco de vigilância electrónica. Eles também disseram que moradores queimaram seu lixo para evitar a cobrança.

Aqueles que vivem nas proximidades disse que o povo em composto bin Laden raramente se desviou de fora. A maioria não tinham conhecimento que os estrangeiros - Bin Laden e sua família são árabes - foram viver lá.

Khurshid Bibi, de 70 anos, disse que um homem vivendo no complexo havia lhe dado uma carona para o mercado na chuva. Ela disse que seus netos brincava com as crianças na casa e que os adultos não lhes deu coelhos como uma dádiva.

Mas os ocupantes também atraiu críticas.

"As pessoas estavam céticas no bairro sobre este lugar e esses caras. Usaram de fofoca dizem que eles eram traficantes ou traficantes de drogas. As pessoas se queixam que, mesmo com uma casa tão grande que não convida os pobres ou distribuir a caridade", disse Mashood Khan, agricultor de 45 anos de idade.

Dúvidas persistem sobre o modo como as autoridades não poderia ter sabido que estava vivendo no complexo, especialmente porque era perto de uma prestigiada academia militar.

Como em outras cidades paquistanesas, hotéis em Abbottabad devem relatar a presença de estrangeiros para a polícia, assim como as agências imobiliárias. Abbottabad chefe de polícia Mohammed Naeem disse que a polícia seguiu os procedimentos, mas o "erro humano não pode ser evitado."

Repórteres foram autorizados a chegar tão longe como as paredes do composto, pela primeira vez, mas as portas foram fechadas imediatamente e policiais não estavam dispostos a abri-los.

Vizinhos exibiu peças pequenas do que parecia ser um helicóptero dos EUA, que apresentou defeito e foi desativado pela equipa de ataque americano como ele recuou. Um quarto pequeno servidor de fora do perímetro mostrou sinais de entrada violenta e uma busca rápida. Roupas de cama tinham sido deixados de lado. Um relógio de parede estava no chão, o tempo parado em 2h20.

Abbottabad até agora tem sido poupado dos atentados terroristas que têm marcado muito mais do Paquistão ao longo dos últimos quatro anos.

Como muitas cidades do Paquistão, onde o Exército tem uma presença forte, Abbottabad é bem cuidada, e tem infra-estrutura sólida. Os sinais da rua dizem os moradores a "Love Paquistão". A cidade também é conhecida pelas suas boas escolas, incluindo alguns que foram originalmente criadas por missionários cristãos.

As meninas usam véus carregando mochilas Hannah Montana para a escola. Muitas casas em áreas periféricas têm comodidades modernas, mas estão nas ruas cobertas de lixo. Pastores do rebanho seu rebanho de ovelhas ao longo das estradas empoeiradas apenas algumas centenas de metros de bancos modernos.

No. da Al-Qaeda 3, Abu Faraj al-Libi, morava na cidade antes de sua prisão em 2005 em outro lugar no noroeste do Paquistão, segundo funcionários dos EUA e do Paquistão. No início deste ano, o terror indonésio suspeito Umar Patek foi preso em uma casa na cidade após a prisão de um mensageiro da Al-Qaeda, que trabalhou nos correios. Não está claro se Patek tinha qualquer ligação com Bin Laden.

Autoridades ocidentais têm considerado por muito tempo as forças de segurança paquistanesas com desconfiança, principalmente sobre suas ligações com militantes lutam no Afeganistão. No ano passado, EUA secretária de Estado Hillary Rodham Clinton, causou indignação no Paquistão quando ela disse que achou "difícil de acreditar" que ninguém sabe em Islamabad, onde os líderes da Al-Qaeda estão escondidos e não podiam levá-los ", se eles realmente queriam fazer. "

Mas a Al-Qaeda foi responsável por dezenas de ataques sangrentos no interior do Paquistão, incluindo em seu exército e os líderes civis. Os críticos do Paquistão têm especulado que uma possível motivação para que o Paquistão tem mantido bin Laden a fugir - em vez de prender ou matar ele - seria garantir um fluxo constante de ajuda dos EUA e de armas no país.

As suspeitas também foram ao ar em mídia paquistanesa e na rua terça-feira.

"A casa estava, obviamente, um suspeito", disse Jahangir Khan, que estava comprando um jornal em Abbottabad. "Ou ele foi um completo fracasso de nossas agências de inteligência ou estavam envolvidas neste caso."

- AP

Nenhum comentário: