terça-feira, 3 de maio de 2011

Se a tortura levou a Bin Laden, como a America não aprova?



Por Megan McCloskey

TRAD. AUTOMATICA




Mais cobertura da morte de Osama bin Laden WASHINGTON - Os detalhes sobre como os agentes encobertos rastreou Osama bin Laden no domingo ainda são imprecisos e incompletos, mas que a primeira migalha na trilha de inteligência possivelmente veio de presos submetidos a "técnicas avançadas de interrogatório" é reacender o debate sobre a tortura.

Um alto funcionário da Casa Branca a repórteres no domingo que post-9/11 detidos desistiu do nome de guerra de um courier confiável bin Laden, a inteligência que, eventualmente, anos mais tarde, levou à descoberta dos EUA paradeiro de Bin Laden no Paquistão.

Alguns canais de comunicação informaram que o apelido veio de agentes capturados da Al-Qaeda Khalid Sheikh Mohammed, mentor dos ataques de 11 de setembro, e Abu Faraj al-Libi. Os dois homens foram detidos por um tempo em prisões secretas da CIA no exterior e submetido a afogamento simulado, que simula afogamento e outras duras tratamentos físicos que foram aprovados pelo presidente George W. Bush. Mohammed foi afogamento 183 vezes, o governo tem divulgado.

Isso levou os apoiantes de métodos de interrogatório como a alegação de validação para o seu valor. Eles foram formalmente proibidas pelo presidente Barack Obama em 2009, mas a CIA já tinha abandonado as técnicas sob o peso de um intenso escrutínio.

O deputado republicano Mike King de Iowa tweeted Segunda-feira: "Queria saber o que pensa o presidente Obama de embarque de água agora?"

Reuters relatou que não foi até depois da CIA deixaram essas práticas que Maomé começou a falar sobre o mensageiro, mas os funcionários não identificado pergunta se o agente al-Qaeda teria dado o nome sem a coerção física anterior. E de acordo com a agência de notícias, o vice-secretário de Defesa de Bush, Paul Wolfowitz, disse que o sucesso da caçada a Bin Laden "descansou muito de algumas dessas políticas controversas."

Um funcionário da Casa Branca negou os relatos de um noticiário de manhã. Questionado se o afogamento desempenhou um papel de liderança até a operação de domingo, o vice-conselheiro de Segurança Nacional John Brennan disse: "Não é do meu conhecimento".

Ele continuou: "As informações que foram coletadas ao longo de nove anos e por isso veio de diversas fontes: fontes humanas, fontes técnicas, bem como as fontes que os detidos prestados. Era algo como um resultado do trabalho árduo que os analistas fizeram. "

Politicamente, Obama poderia ter um tempo difícil que reivindicam a vitória para a morte de Bin Laden ainda separar-se das "técnicas avançadas de interrogatório" que tem a bola rolar. Especialmente com a era Bush funcionários destacando a importância da intel extraídos de prisioneiros que foram submetidos a simulação de afogamento.

A questão maior agora é saber se o público americano vai reconsiderar a sua aversão a tortura se, de fato, definir-nos no caminho, por mais longa, para encontrar mais procuradas da América do terrorismo.

Nenhum comentário: