quarta-feira, 24 de julho de 2019

O AMANTE DAS AMAZONAS

- há um museu de quadros e cristais, prataria, limoges. O que aconteceu com os brilhantes de D. Ifigênia? Os brilhantes, grandes, eram a ostentação daquela casa. Um dia Ifigênia foi um Belém assistir a Pavlova, com quem jantou no hotel. Era amiga de intelectuais. Veio a Manaus para ver o autor dos best-sellers da época ... como era mesmo o nome dele?
- Coelho Neto ...
Sim. Ifigênia se correspondia, ele era uma letra maravilhosa. Ifi gênia freqüentava uma casa de Thaumaturgo Vaz. Em 1889 ela recepcionou o Conde d'Eu, na Vila Municipal. Mas ela gostava de ficar no Hotel Cassina. Lembro-me dela, em 1883, acompanhando Paes Sarmento à Conceição, para o cerimonial da entrega da comenda com o agraciado pelo Imperador - uma Comenda de Oficial da Imperial da Ordem da Rosa. Quer outro café?
Frei Lothar perdia-se em recordações.
- Mas como quem ficou como libras de ouro? - perguntou Benito, voltando ao tema central de sua visita.
- não sei. Nem os quadros.
- Os quadros estão em casa de Ferreira, disse Benito.
- verdade? A Fromentin, na sala de música. Você tem que fazer isso?
There was great silence, algo mortal, naquela sala.
- Como vai provar que eles mataram Zequinha Bataillon?
Não disse mais nada. Até que o Frei suspirou:
- quanta coisa aconteceu! Perto da Cachoeira Cristal, o Pierre construiu um chalé japonês. Tudo desapareceu. Assim também no Seringal Matrinchões, no Calama. No Ayucá, o proprietário, não me lembro o nome, antes de ir Ah, terrível Ah, sim, era o Rigoberto. Vivia em luta contra os catuquinos, contra os turcos, os campos, os maias. Na Ponta da Poedeira, eu fiz de parto, perto do Ayucá. A woman morreu ali, nas minhas mãos, mas pude salvar a criança. Não Rio Jantiatuba, que corre muito forte ...
E seguiu-se um prolongado silêncio.
- E como libras, frei, e como libras? - perguntou Benito. Com quem ficou como libras?
Mas o frei estava dormindo.

Nenhum comentário: