sábado, 30 de junho de 2007


PÓS-HUMANISMO: SEXUALIDADE, REPRESENTAÇÃO E TRANSGRESSÃO

Estudos recentes exploram as complexas relações entre sexualidade, desejo, violência e modos de representação popular e transgressiva na arte da representação, e os limites conflitantes entre a realidade dos fatos e a ficção.
Através dos filmes, das media ou dos textos escritos o tema focaliza a noção de ficção como drama que tem escalas explícitas de aproximação da «vida real» em particular. Explora a tendência crescente de obscurecer o documentário e o «drama» para apontar as questões repensadas sobre as ligações entre sexualidade e representação, violência e cultura popular, entre corpo e texto. A representação do sexo e da violência serve a uma função social ou é mera exploração? O que é a relação entre o espetáculo e a representação de violência, o crime e o trauma sexual? Leitura de eventos de mídia, ficção popular e filmes é fundamentada então em discussão teórica relativo às ligações entre realidade e representação, fantasia e reais eventos. O módulo também trata de assuntos como o corpo «pós-humano» em cultura contemporânea. Divisões convencionais entre a realidade dos corpos e o discurso da ficção são crescentemente conflitantes em muitas áreas de do desempenho tecnológico e experimental, filmes-debates de teoria nos efeitos de cultura visual em relações sociais. Sexualidade se torna um termo que podem descrever como um estado de a priori existente e uma forma de auto-expressão da media com influências como do filme, da teoria e da tecnologia, mais de contudo inextricável de gênero, raça e história. O módulo coloca o gênero, a materialidade corpórea, a sexualidade e a política como termos voláteia usados para definir e quebrar as noções tradicionais de agir, volição e auto-representação. Em que sentido esses termos são importantes quando se pensa o futuro do corpo, do gênero e da sexualidade?

A tensão entre uma memória ética de opressão passada e um modo de pensar futuros criativos e responsáveis para o corpo em vários estéticas e representações epistemológicas informam nossa compreensão de si, da media e do mundo.


- Os temas fundamentais incluem, por exemplo, debates relativos à violência da representação e da representação como violência.
- São explorados os assuntos da violência e de gênero «a sangue frio» pelos produtos culturais e práticas como o «verdadeiro crime história de...»
- A representação de sexo, violência e identidade de transgridir é explorada, por exemplo, em os Meninos não Choram (Kimberley Peirce, 1999).
- De ficção popular filmar–sexualidade feminina em O Peso de Água (Kathryn Bigelow, 2000)
- A elevação de teoria esquisita.
- O monstruoso outro na cultura post-moderno cultive.
- Subversão ou retenção? O corpo perverso e o poder de diferença.
1. demonstra uma compreensão crítica de debates complexos por uma gama de disciplinas em sexualidade, violência e representação em cultura popular;
2. independentemente avalia aproximações alternativas a sexualidade e gênero na forma de argumento contínuo;
3. negocie as implicações políticas e éticas de posar futuro post-humano para histórias de corpos de opressão;
4. criticamente junta o estético, o social e o político, contextos de representações visuais e textuais de assuntos que pertencem a sexualidade na cultura contemporânea;
5. posição dentro do contexto de debates nas relações entre subjetividade e desejo, corpo e texto, e o obscurecer de limites entre fato e ficção.

Nenhum comentário: