quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Cleonice Berardinelli na ABL








Cleonice Berardinelli na ABL


Rogel Samuel




Minha ex-professora Cleonice Berardinelli, de 93 anos, foi eleita nesta quarta-feira para a Academia Brasileira de Letras (ABL), e vai ocupar a cadeira número 8, em substituição ao escritor Antonio Olinto, morto em setembro.

Formada em Letras Neolatinas pela USP, em 1938, e livre docente pela UFRJ, em 1959, Dona Cleonice é professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e acadêmica correspondente brasileira da Academia das Ciências de Lisboa.

Quando a revista dO GLOBO perguntou a Cleonice por que ela continua a dar aula, aos 93 anos, ela respondeu:

- Adoro minha profissão. Dou aula porque quero e porque me recebem de braços abertos. Nunca tirei férias, licença-prêmio, licença especial. Ao me aposentar, achei que ia ficar mais folgada, voltar a estudar piano. Mas a faculdade me puxou de volta.

Nenhum comentário: