domingo, 10 de março de 2013

Morre em Teresina o escritor e acadêmico Júlio Romão da Silva

Morre em Teresina o escritor e acadêmico Júlio Romão da Silva

Morre em Teresina o escritor e acadêmico Júlio Romão da Silva Morreu hoje (09/03/13), em Teresina (PI), o jornalista, escritor, acadêmico e poeta Júlio Romão da Silva, membro da Academia Piauiense de Letras (APL), titular da Cadeira 31. Nasceu em Teresina a 22 de maio de 1917 e morou muitos anos no Rio de Janeiro onde recebeu o titulo de cidadania e o nome de uma das ruas do bairro Méier.

É detentor dos prêmios Filosofia e João Ribeiro, da Academia Brasileira de Letras (ABL). Recebeu algumas comendas, como o Mérito Cultural Conselheiro Saraiva, em Teresina. Prêmio Cláudio de Sousa, da Academia Brasileira de Letras, com a peça A invasão. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) concedeu o título de Doutor Honoris Causa a Júlio Romão.

Júlio Romão é autor de diversas obras de teatro e poesia, entre os quais se destacam: Os Escravos: dramatização de Vozes d'África (1947); O Golpe Conjurado (1950); A Parábola da Ovelha (1963); José, o Vidente (1963); A Mensagem do Salmo (1967); Zumbo Zumbu (1967); A Epopéia Brasileira; eO Monólogo dos Gestos (1968).





O presidente da Academia de Letras do Vale do Longá (ALVAL) e da Academia Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia (ALLCHE), médico e escritor José Itamar Abreu Costa; o presidente da Academia de Letras da Região de Sete Cidades (ALRESC), jornalista e escritor José Fortes Filho; o presidente da Federação das Academias de Letras do Estado do Piauí (FALPI), jornalista e escritor José Luiz de Carvalho e o presidente da Academia da Academia Campomaiorense de Artes Letras (ACALE), lamentaram a falecimento de Júlio Romão da Silva, por ser um amigo e pelo que ele representava para a cultura do Piauí e do país.

Um comentário:

GermanoSoeiro disse...

Tive o privilégio de conhecer essa ilustre figura pessoalmente. Que Deus o guarde em um lugar especial. Uma pena, não soube dessa informação a tempos de prestar uma homenagem ao mesmo.