quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Gilberto Braga diz que novela é literatura e sai aplaudido na ABL


Gilberto Braga diz que novela é literatura e sai aplaudido na ABL


O autor de novelas Gilberto Braga posou de estrela em seminário realizado na Academia Brasileira de Letras, nesta quinta-feira, pouco depois do chá dos imortais. Cercado de escritores, Braga defendeu o valor artístico dos folhetins escritos para a televisão que, segundo ele, podem ser classificados como textos literários.

"Se cordel é literatura, se temos a literatura oral, as novelas também são um tipo de literatura", disse. Na mesa do debate, organizado pela ABL, também estavam o escritor e dramaturgo Walcyr Carrasco e o ator José Wilker.

Braga citou o constante intercâmbio entre novelas de TV e romances impressos, ressaltando ter sido autor das versões para televisão de livros como "Helena", de Machado de Assis, "Senhora", de José de Alencar, e "A Escrava Isaura", de Bernardo Guimarães.

Segundo ele, até livros mal escritos podem render boas novelas. "Escrava Isaura é mal escrito e mal estruturado, mas tem um dos melhores enredos para fazer um novelão", disse.

Ele negou a influência da Rede Globo em suas criações artísticas. "Há uma fantasia sobre a existência de uma entidade TV Globo. Mas a emissora é um esforço de 30 pessoas de temperamento forte que brigam por seu espaço", disse.

Walcyr Carrasco também disse não haver interferência direta da emissora nos roteiros que não dão Ibope. "Se houvesse alguém na Globo que soubesse o que mudar, eu me ajoelharia diante dele para pedir ajuda. O que queremos é fazer um sucesso, e nós mesmos temos que encontrar os caminhos", disse.

Na defesa da telenovela, José Wilker, o último palestrante, foi além: "O Brasil é um país continental e poderia ter se dividido em quatro, mas a televisão e as novelas ajudaram a uni-lo", disse. A plateia aplaudiu.

Nenhum comentário: