quarta-feira, 29 de junho de 2011

Elizabeth Taylor


NOVA YORK (Reuters Life!) - A renomada coleção de joias, obras de arte, moda e memorabília da atriz Elizabeth Taylor será posta à venda em uma série de leilões que começará em dezembro, anunciou a casa Christie's na quarta-feira.

Uma das últimas grandes estrelas da época áurea de Hollywood, Liz Taylor, que era conhecida tanto por sua beleza, seu apreço por diamantes, seus oito casamentos e seu trabalho como ativista contra a Aids quanto por seus filmes, morreu em Los Angeles em 23 de março, de falência cardíaca congestiva, aos 79 anos.

A Christie's disse que vai dedicar todo o espaço de sua galeria sede no Rockefeller Center a uma monumental e inusitada exposição da coleção de Taylor, que começará em 3 de dezembro e ficará no local por dez dias.

Antes dos leilões, terá início em setembro uma turnê mundial de três meses das joias, roupas, acessórios, artes decorativas e memorabília de Liz Taylor. A mostra itinerante fará escalas em Moscou, Londres, Los Angeles, Dubai, Genebra, Paris e Hong Kong.

Marc Porter, presidente da Christie's Américas, disse que as exposições vão proporcionar "uma visão do mundo de um ícone verdadeiro, uma mulher rara que foi ao mesmo tempo estrela internacional do cinema e da moda, mãe amorosa, empresária bem sucedida e humanitária generosa".

De maneira condizente com o trabalho humanitário de Taylor, uma parte da renda dos ingressos vendidos para a exposição, eventos e publicações relacionadas aos leilões será doada à Fundação Elizabeth Taylor de Combate à Aids, fundada pela atriz em 1991.

A Christie's não divulgou detalhes sobre objetos específicos que vão a leilão, nem estimativas sobre seus possíveis valores de venda, mas leilões passados de coleções de outras personalidades famosas renderam muitos milhões.

Em 1993 a venda de objetos de Jacqueline Kennedy Onassis rendeu 35 milhões de dólares para a casa Sotheby's, enquanto um leilão de bens do duque e duquesa de Windsor, realizado ao longo de nove dias, arrecadou quase 25 milhões de dólares.

A série de venda dos objetos de Liz Taylor terá leilões dedicados individualmente a joias, alta-costura, moda e acessórios, artes decorativas e memorabília da casa de Taylor em Bel Air, além de obras de arte impressionista e moderna.

A expectativa é que as joias de Taylor atraiam interesse enorme. A Christie's descreveu o leilão como "um dos eventos mais notáveis com joias na história dos leilões". Um leilão de gala na noite de 13 de dezembro será seguido por duas outras sessões em 14 de dezembro.

Consta que as joias de Taylor valiam mais de 100 milhões de dólares quando ela morreu. O espólio da atriz foi avaliado em entre 500 milhões e 1 bilhão de dólares.

Todos os leilões, excetuando o de arte, que terá lugar em Londres em fevereiro, vão acontecer em Nova York em dezembro.

A Christie's disse que também fará leilões unicamente online através da Christie's LIVE, concomitantemente com as exposições e os leilões.

Nenhum comentário: