quinta-feira, 30 de junho de 2011

PREMIO NACIONAL


MANAUS - Cenas do cotidiano amazônico servem de inspiração para a composição das fotografias artísticas de Jimmy Christian, que venceu o 8º Salão Nacional de Fotografia ‘Pérsio Galembeck’, realizado em Araras (SP).
Com tema ‘Retratos’, o concurso irá premiar o fotógrafo amazonense pela imagem em preto e branco ‘Sem Cabeça’, produzida em 2004, no município de Boca do Acre. A premiação irá ocorrer no dia 9 de julho, no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita, em São Paulo.

“Recebi a notícia por telefone na manhã de terça-feira (28) que eu havia sido escolhido como grande campeão”, contou, acrescentando que o concurso reuniu 810 trabalhos de artistas de 92 cidades e 19 Estados brasileiros.

Jimmy concorreu com três fotos. As imagens selecionadas e muitas outras foram feitas também por um cientista social com olhar treinado, que enxerga e capta as peculiaridades da região. “Quando fiz ‘Sem Cabeça’ era aluno do curso de Ciências Sociais da Ufam e fotojornalista, o que me possibilitava viajar pelo interior do Estado e fazer essas imagens mais plásticas, artísticas”, comentou. As fotografias serviram, inclusive, como trabalho de conclusão de curso de Jimmy, que ganhou, também, exposição própria, a ‘Beiradão Urbano’, no Palácio da Justiça, no ano passado, por meio do Programa de Apoio às Artes (Proarte).

Nasce um fotógrafo

Com a primeira máquina fotográfica, Jimmy começou a fotografar como amador no final da década de 90. No início tendo Sebastião Salgado ‘espelho’, o Christian hoje trabalha com o conceito moderno de ‘Fine Art’. “É um estilo em voga, que garante a arte final, um produto acabado que é impresso, emoldurado e vendido para ser exposto como objeto de decoração”, explicou. Usando técnicas clássicas ou novas, o fotógrafo segue eternizando pessoas e cenários do Amazonas e mais uma vez é reverenciado com um prêmio artístico.

Nenhum comentário: