domingo, 11 de setembro de 2011

O estilo


O estilo

Rogel Samuel

Estou numa fase em que só leio Humberto de Campos. Li os dois volumes do DIÁRIO SECRETO, a suas MEMÓRIAS e agora estou nas MELHORES CRÔNICAS de HC, na seleção de Gilberto Araújo.
Deslumbrado.
Continuo achando (nós somos o achismo posto) um escritor de máximo vigor estilístico, moderno, criador. Se eu ainda desse aula usaria em sala de aula para demonstrar como se bem escreve.
Humberto, um ex-lavador de garrafas, dá uma demonstração de como usar a palavra precisa e inovadora na frase certa.
Só um exemplo: a se referir à eutanásia, à morte e à dor ele diz que é favorável e que conhece a Morte: “conheço-a, e a tenho aqui, agora mesmo, a meu lado, prendendo a pena na minha mão”.
E realmente morreu naquele ano.

2 comentários:

Unknown disse...

Que lindo, Rogel!

Sensibiliza saber que foi naquele ano que ele morreu.

Dele, só cheguei a ler DIÁRIO SECRETO!

Realmente alguns excelentes escritores fixam-se no tempo como estações.

Beijos

Mirze

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

ele era um escritor perfeito, capaz de de grandes descrições etc