domingo, 18 de setembro de 2011

SIKKIN E NEPAL - Tremor de magnitude 6,8 atinge a Índia e deixa ao menos sete mortos


Tremor de magnitude 6,8 atinge a Índia e deixa ao menos sete mortos

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS



Ao menos sete pessoas morreram em consequência de um terremoto de magnitude 6,8 que atingiu neste domingo a região norte da Índia e o Nepal às 18h10 locais (9h40 de Brasília), informa o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

Com profundidade de 20,7 km, o tremor ocorreu no Estado de Sikkim e teve epicentro a 572 km ao norte de Calcutá e 272 km ao leste de Katmandu, no Nepal.

Inicialmente reportou-se que o sismo teria ocorrido a uma profundidade de apenas 10 km, mas o número foi revisado mais tarde pelo USGS.

Três pessoas morreram em Katmandu e outras duas na cidade de Dharan, ao leste da capital nepalesa, segundo declararam porta-vozes da polícia local, que informaram que entre as vítimas há uma mulher e uma criança.

O terremoto atingiu o Estado de Sikkim, no extremo nordeste da Índia, onde, de acordo com fontes oficiais consultadas pela imprensa local, ao menos duas pessoas morreram pelo desabamento de edifícios.

O epicentro do tremor foi localizado 60 km ao noroeste da capital de Sikkim, Gangtok, onde as linhas de telefones fixos caíram e as redes de telefonia móvel ficaram rapidamente saturadas.

O sismo causou pânico nas regiões atingidas e as autoridades de Nova Délhi enviaram equipes de resgate para prestar socorro às vítimas.

Segundo o porta-voz da Polícia Nacional do Nepal, Binod Singh, as três mortes na capital ocorreram próximo à representação diplomática britânica.

"Pelo menos três pessoas morreram em Katmandu quando um muro da embaixada do Reino Unido desabou. Duas morreram no leste do Nepal", afirmou.

Nenhum comentário: