Publicidade na TV perde força nos EUA
Até a chegada da internet, ela reinou absoluta. Mas estudos recentes mostram que, mesmo sendo muito mais caros para os anunciantes, os comerciais para a televisão estão alcançando públicos menores
O estudo utilizou números da Nielsen, principal mediadora de audiência televisiva nos EUA, e da Kantar Media, especializada em pesquisa de mercado. Atualmente, são investidos cerca de R$ 128 bilhões (US$ 64 bilhões) em propagandas direcionadas para televisão no mercado norte-americano, mais de 40% dos gastos das grandes empresas com publicidade.
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O meio continua sendo o principal destino das campanhas, mas o volume de verbas destinado a ele cresce em ritmo mais lento que o de outras mídias, em especial as digitais. Em cinco anos o investimento na televisão cresceu 3% nos EUA, enquanto em publicidade na internet aumentou 15% somente no primeiro trimestre deste ano, para US$ 8,4 bilhões – a comparação é com o primeiro trimestre do ano passado e, a fonte, o Internet Advertising Bureau (IAB).
No Brasil, a participação da TV é ainda maior, mas a tendência de diversificação de investimentos é a mesma. Segundo o projeto Intermeios, a TV ficou com 65% dos R$ 8,9 bilhões investidos em publicidade no primeiro quadrimestre de 2012. O percentual corresponde a R$ 5,8 bilhões. A internet ficou com 11%, mas a expectativa é de que chegue a 13,7% no final de 2012. O faturamento total do meio em 2010 foi de R$ 2,4 bilhões, e em 2011 apresentou crescimento de 37,3%, alcançando R$3,3 bilhões.
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