terça-feira, 28 de agosto de 2012

Morre fotógrafo que registrou monge em chamas no Vietnã

Morre fotógrafo que registrou monge em chamas no Vietnã

Publicidade
DE SÃO PAULO
O fotógrafo e jornalista norte-americano Malcolm W. Browne morreu nesta segunda (27), aos 81.
Browne foi correspondente da agência de notícias Associated Press no Vietnã, onde, em 1963, registrou a imagem mais importante de sua carreira: o suicídio de um monge budista que colocou fogo no próprio corpo.
A imagem contribuiu para que o governo de John Kennedy fizesse uma reavaliação política da Guerra do Vietnã. Serviu, também, para ilustrar cartões postais que a China comunista distribuiu para denunciar o "imperialismo americano" --e foi parar na capa do primeiro disco da banda Rage Against the Machine, em 1992.

Malcolm Browne

 Ver em tamanho maior »
Malcolm Browne - 11.jun.63/Associated Press
Anterior Próxima
Em 11 de junho de 1963, o monge budista Thich Quang Duc ateou fogo em si mesmo em Saigon; a foto foi feita por Malcolm Browne, correspondente norte-americano morto nesta segunda (27), aos 81
Browne, que também trabalhou no "New York Times" por três décadas, estava internado num hospital de New Hampshire, de acordo com sua mulher, Le Lieu, que ele conheceu em Saigon. Ele era portador da doença de Parkinson desde 2000 e passou os últimos anos numa cadeira de rodas.
Especializado em cobertura de guerras, ele foi alvejado três vezes em combates, foi expulso de meia dúzia de países e foi colocado numa "lista da morte" em Saigon.
Em 1964, Browne, ainda como correspondente da Associated Press, e David Halberstam, do "Times", venceram o prêmio Pulitzer pelas reportagens do conflito no Vietnã.
PROTESTO
A autoimolação de Thich Quang Duc diante de cerca de 500 pessoas, em Saigon, em 11 de junho de 1963, foi o protesto mais forte de uma série para chamar a atenção mundial para a repressão sofrida pelos monges budistas sob o governo católico de Ngo Dinh Diem no Vietnã do Sul, apoiado pelos EUA.
Em novembro do mesmo ano, a Casa Branca deu seu aval ao golpe de estado que culminou com a deposição do presidente e de seu irmão, Ngo Dinh Nhu, então chefe da segurança nacional. Os dois acabaram mortos.
Apesar de vários jornalistas ocidentais terem sido avisados sobre a intenção do monge, só Browne esteve lá para testemunhar a autoimolação. Sua foto de Thich Quang Duc se banhando em combustível e ateando fogo a si mesmo virou a imagem principal dos maiores jornais do mundo.
"Foi o início da rebelião que terminou com a deposição e a morte de Diem", disse Browne numa entrevista à Associated Press em 1998. "Quase imediatamente, grandes manifestações começaram a atrair moradores comuns de Saigon, não se restringiam mais aos religiosos budistas."

Nenhum comentário: