quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A voz-poesia de Azenha em CD




A voz-poesia de Azenha em CD

Rogel Samuel


Ouço a voz entre as guitarras. A palavra, a poesia na capa de som, como uma espécie de escultura sonora.
A voz de Azenha é muito apropriado suporte de seu texto, ainda que sua poesia não seja oral, mas intelectual e simbólica. As guitarras portuguesas nunca estiveram tão prestes a dizer poesia como neste CD "o mar atinge-nos". Portugal é o mar. A poesia aqui se define como poesia-guitarra portuguesa. O mar é português, o mar azul. Portugal deixou seu sangue e seu passado no mar, no mar a conquistar, no mar a avançar, a buscar naquela ânsia de infinito que o levou às Índias e talvez o pôs a perder-se de si, como D. Sebastião.
Azenha faz a voz das mulheres viúvas desse Portugal que na praia depuseram seus mantos pretos sobre os ombros e construíram a pátria sozinhas. O mar atinge estas mulheres que ocupam os lugares dos muros e se cercam de águas.
O passado de Portugal é uma mulher enlutada, adornada de algumas pérolas e que "nasce a chorar".

olhou o pão na mesa e deixou cair
as mãos como sementes
para que tudo crescesse a partir
do chão

olhou o mar

e viu as lágrimas
das trevas
iluminadas pelo firmamento
....
as mães têm as mãos grandes

5 comentários:

Amélia disse...

Perfeitamente de acordo, Roger.Só hoje descobri o seu blogue.Mas o disco da Maria Azenha -eu tenho e já ouvi diversas vezes.

Roger: ainda se lembra de aqui há uns anos estarmos em contacto? Um abraço da
Amélia Pais

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

CLARO QUE ME LEMBRO DE VOCÊ, MINHA AMIGA DE LONGA DATA. AINDA ME LEMBRO DAS SUAS PALAVRAS AMÁVEIS.
ESPERO QUE VC VOLTE SEMPRE A ESTE BLOG. POR FAVOR ME MANDE SEU ENDEREÇO POR EMAIL PARA EU ENVIAR-LHE UM LIVRO MEU: rogelsamuel@hotmail.com
rogelsamuel@yahoo.com
FELICIDADES,
R. SAMUEL

Memória transparente disse...

Rogel,
fiquei encantada com a pureza deste seu texto sobre o trabalho da Maria Azenha. Obrigada!
E não resisti a levá-lo para "a luz do voo".

A luz do voo é um blog da Maria Costa que sou eu, grande amiga da Maria Azenha.
Gostaria também que visitasse um outro blogue meu que se chama "ao fundo do jardim" - www.aofundodojardim.blogspot.com.

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

OBRIGADO, MARIA COSTA, JÁ VI A POSTAGEM E AGRADEÇO A LEITURA.
FELICIDADES
ROGEL SAMUEL

Maria Azenha disse...

Querido Amigo,

Obrigada.
um Abraço imenso como o Mar.

P.P.


maria azenha