domingo, 21 de novembro de 2010

Rogel Samuel: Morre Almeida Prado aos 67 anos





Morre Almeida Prado aos 67 anos


Rogel Samuel

Um dia eu estava na Sala Cecília Meireles e esperava o começo de um concerto.

Não me lembro se perguntei algo, mas sei que iniciei a conversa com um senhor muito simpático que estava perto.

Falamos sobre o programa que ia ser tocado.

Eu disse:

- Não conheço essa música.

- É minha, disse-me ele.

Era Almeida Prado. Eu não o conhecia pessoalmente.

Almeida Prado morreu na manhã deste domingo aos 67 anos, em São Paulo.

Era um dos artistas mais importantes do país, e estava internado há 10 dias na UTI do hospital Panamericano após sofrer
uma parada respiratória.

"Paulista nascido em Santos, compôs a primeira peça aos nove anos. Prado acumulou mais de 400 composições e diversos prêmios por sua obra nos 58 anos de carreira. Ele deixa duas filhas e dois netos.

O corpo do compositor será velado, a partir das 12h30, no teatro São Pedro, na Barra Funda. O enterro está marcado para acontecer às 16h30 no cemitério da Consolação.

"O Almeida talvez fosse o maior compositor vivo do país. Ele tinha uma importância muito grande para a música nacional", disse o maestro João Carlos Martins, amigo pessoal de Almeida Prado.

HOMENAGEM

Um concerto em memória ao compositor será realizado no próximo fim de semana, em Santo André, no ABC Paulista. A obra "Sinfonia dos Orixás", composta por Prado, será interpretada pela Orquestra Sinfônica de Santo André. A homenagem será regida pelo maestro Carlos Moreno, genro do compositor.

"A morte dele é uma perda muito grande. Além do carinho e amizade, fica o exemplo e a obra extensa desse gênio da música brasileira", afirmou Moreno.

2 comentários:

Christopher Schindler disse...

Triste noticia. Tenho partituras e discos de sua musica que acho impressionante.

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

Sim, grande pianista!
A música dele era extraordinária.