Os acessos em banda larga no Brasil atingiram 89 milhões em novembro de 2011, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o que representa um crescimento de 147% desde dezembro de 2010. Só no ano de 2011, mais 6 milhões de domicílios brasileiros passaram a ter acesso à internet e o país já é o quinto mercado on line no mundo e o 7º em audiência de internet.
Existe no Brasil rede implantada de infraestrutura das operadoras que permite cerca de 40 milhões de acessos fixos, seja serviços de telecomunicações ou internet banda larga. Mas, pelo alto preço da assinatura básica, os consumidores têm preferido assinar serviços de telefonia e internet móvel, deixando parte da rede fixa ociosa.
Assim, a Anatel aprovou recentemente o Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), que exige o compartilhamento de redes entre as operadoras, obrigando a desagregação das redes para quem quiser oferecer o serviço que a operadora, detentora da rede, não tem interesse. A medida irá diminuir o preço da assinatura básica e ampliar o alcance da telefonia fixa, em benefício do usuário final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário