segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Em noite de surpresas, Emmy consagra “Modern Family” e “Breaking Bad”

Em noite de surpresas, Emmy consagra “Modern Family” e “Breaking Bad”

Por iG São Paulo |
       

Tediosa, cerimônia foi marcada por excesso de homenagens póstumas, primeiro troféu para internet e triunfo do filme “Behind The Candelabra”




Produtor executivo Steven Levitan recebe a estatueta de Melhor Série de Comédia por "Modern Family". Foto: Getty Images
1/13


Aconteceu em Los Angeles na noite deste domingo (22) a 65ª edição do Emmy Awards, premiação considerada o Oscar da televisão norte-americana. Comandada pelo ator e comediante Neil Patrick Harris, a cerimônia consagrou “Breaking Bad” como Melhor Série de Drama e “Modern Family” como Melhor Série de Comédia. Apesar de várias surpresas nas categorias de atores,
 
 
 
A noite se mostrou extremamente tediosa e cansativa, mesmo apelando para sequências musicais, homenagens à TV e uma porção de momentos “in memoriam”.
Em meio a muitos discursos a favor da televisão e a importância de sua história, saiu em 2013 o primeiro Emmy para uma série feita para internet. Já esperado, David Fincher (“House of Cards”) ganhou Melhor Direção em Série de Drama, pelo piloto da atração produzida com exclusividade para o serviço de streaming Netflix.
A chance de “House of Cards” ganhar Melhor Série de Drama chegou a aterrorizar os executivos mais conservadores da TV, mas “Breaking Bad” foi finalmente reconhecida, depois de três anos debaixo da sombra de “Mad Men”, anulando a possibilidade da internet se sobressair -- pelo menos no Emmy.
Siga o iG Cultura no Twitter
Este foi o quarto troféu de Melhor Série de Comédia para “Modern Family”. Apesar da escolha segura, afinal a série mantém o brilhantismo no roteiro e elenco desde a primeira temporada, existia uma ponta de esperança na despedida de “30 Rock”. Tina Fey, no entanto, levou para casa Melhor Roteiro de Comédia, pelo episódio final da série da NBC.
Entre os mais inesperados, o azarão Jeff Daniels (“The Newsroom”) ganhou Melhor Ator de Série de Drama contra todas as apostas, em uma categoria onde era mais do que certo o troféu para Bryan Cranston (“Breaking Bad”), o ator de TV mais comentado este ano.
Os coadjuvantes também caminharam contra as previsões. No campo de comédia, Merritt Wever (“Nurse Jackie”) desbancou a favorita Sofia Vergara (“Modern Family”), enquanto Tony Hale (“Veep”) deixou para trás os imbatíveis de “Modern Family”. No drama, o vilão Bobby Cannavale (“Boardwalk Empire”) roubou o Emmy de Mandy Patinkin (“Homeland”), cuja torcida só aumenta a cada premiação, mas sem sorte.
Depois de ser esnobada pelas distribuidoras de cinema por ser “muito gay”, a cinebiografia “Behind The Candelabra”, sobre a vida do pianista Liberace, faturou Melhor Minissérie ou Filme Feito para TV, e ainda Ator e Direção -- Michael Douglas e Steven Soderbergh. Em um Emmy em que os prêmios foram bem distribuídos, foi de um filme o maior destaque do ano.
Considerando que os melhores roteiristas estão hoje na TV, discurso muito comum em Hollywood ultimamente, é certo dizer que nenhum deles trabalhou no Emmy em 2013. As apresentações caretas e excesso de homenagens póstumas (a Cory Monteith, James Gandolfini etc) fizeram da premiação uma das mais chatas deste ano.
Como disse Steven Levitan, produtor executivo de “Modern Family”, durante o discurso, “esse pode ser o Emmy mais triste de todos os tempos.” Só o Liberace salvaria.
Veja abaixo a lista completa de vencedores do Primetime Emmy Awards 2013:
COMÉDIA
- Melhor Série de Comédia
“Modern Family”
- Melhor Ator em Série de Comédia
Jim Parsons, de “The Big Bang Theory”
- Melhor Atriz em Série de Comédia
Julia Louis-Dreyfus, de “Veep”
- Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia
Tony Hale, de “Veep”
- Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia
Merritt Wever, de “Nurse Jackie”
- Melhor Roteiro em Série de Comédia
Tina Fey, de “30 Rock”
- Melhor Direção em Série de Comédia
Gail Mancuso, de “Modern Family”
DRAMA
- Melhor Série de Drama
“Breaking Bad”
- Melhor Ator em Série de Drama
Jeff Daniels, de “The Newsroom”
- Melhor Atriz em Série de Drama
Claire Danes, de “Homeland”
- Melhor Ator Coadjuvante em Série de Drama
Bobby Cannavale, de “Boardwalk Empire”
- Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama
Anna Gunn, de “Breaking Bad”
- Melhor Roteiro em Série de Drama
Henry Bromell, de “Homeland”
- Melhor Direção em Série de Drama
David Fincher, de “House of Cards”
REALITY SHOW
- Melhor Reality Show
“The Voice”
MINISSÉRIE OU FILME FEITO PARA TV
- Melhor Minissérie ou Filme Feito Para TV
“Behind The Candelabra”
- Melhor Ator em Minissérie ou Filme Feito Para TV
Michael Douglas, de “Behind The Candelabra”
- Melhor Atriz em Minissérie ou Filme Feito Para TV
Laura Linney, de “The Big C”
- Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Filme Feito Para TV
James Cromwell, de “American Horror Story”
- Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Filme Feito Para TV
Ellen Burstyn, de “Political Animals”
- Melhor Roteiro em Minissérie ou Filme Feito Para TV
Abby Morgan de “The Hour”
- Melhor Direção em Minissérie ou Filme Feito Para TV
Steven Soderbergh, de “Behind The Candelabra"              
     

    "Behind the Candelabra" é o grande vencedor do Emmy com 11 prêmios
     


    Do UOL, em São Paulo                   






    Veja imagens da premiação do Emmy 201360 fotos

    17 / 60
    22.set.2013 - Matt Damon e Michael Douglas apresentam Elton john Kevin Winter/AFP
    O grande vencedor do Emmy 2013 foi o telefilme "Behind the Candelabra", estrela do por Matt Damon e Michael Douglas que conta a história do pianista gay Liberace. A produção levou os prêmios de melhor ator (Douglas), melhor diretor, para Steven Soderbergh e também na categoria melhor minissérie ou telefilme.
    No total, foram 11 prêmios, incluindo elenco, direção de arte, edição, hairstyling, mixagem de som, figurino, fotografia, maquiagem com prótese e maquiagem sem prótese. O filme da HBO, que no Brasil ganhou o título de "Minha Vida com Liberace", recebeu um total de 15 indicações ao Emmy 2013.
    "Modern Family" pela quarta vez levou o prêmio de melhor série de comédia. "Breaking Bad", em sua última temporada, levou pela primeira vez o Emmy de melhor série dramática.
    O primeiro Emmy da noite foi para a atriz Merritt Wever como melhor atriz coadjuvante de uma série de comédia por "Nurse Jackie". Completamente chocada com o prêmio, a atriz não deu discurso de agradecimento. Limitou-se a dizer: "Preciso ir embora." E saiu.
    Parte da surpresa se deve ao fato de que a colombiana Sofía Vergara aparecia em melhor posição para ficar com o Emmy de melhor atriz coadjuvante em comédia, prêmio que lhe escapara nas três últimas edições.
    Dentre os destaques nas categorias de comédia, estão o ator Jim Parsons, que levou o terceiro Emmy de sua carreira pelo papel de Sheldon na série "The Big Bang Theory", e Julia Louis-Dreyfuss, premiada por seu papel na série "Veep".
    Jessica Lange, considerada a favorita da noite na categoria melhor atriz de minissérie ou telefilme por seu trabalho em "American Horro Story - Asylum" perdeu para Laura Linney em "The Big C".
    Após ser ameaçada de morte por papel em "Breaking Bad", atriz Anna Gunn leva Emmy de melhor atriz coadjuvante em série de drama. Seus companheiros de elenco, no entanto, não tiveram a mesma sorte. Bryan Cranston foi derrotado na categoria masculina por Jeff Daniels, por seu trabalho em "The Newsroom". Já Aaron Paul e Jonathan Banks perderam na categoria melhor ator coadjuvante em série de drama para Bobby Canavalle em "Boardwalk Empire".
    A cerimônia, apresentada pelo ator Neil Patrick Harris, começou com a participação de vários ex-apresentadores. Tina Fey e Amy Poheler, que também apresentaram a premiação em uma edição anterior, fizeram piada com a performance de Miley Cyrus no VMA.
    Sentadas na plateia, as duas pediam que Neil tirasse a roupa e dançassem o twerk.


    Ampliar


    Veja os famosos que passaram pelo tapete vermelho do Emmy 201362 fotos

    21 / 62
    22.set.2013 - Anna Chlumsky, indicada a melhor atriz coadjuvante de comédia por "Veep", chega à 65ª cerimônia do Emmy Leia mais Jason Merritt/Getty Images/AFP
    Homenagens
    O cantor Elton John participou da cerimônia fazendo uma homenagem ao pianista Liberace, interpretado por Michael Douglas no filme "Behind the Candelabra". O cantor inglês interpretou a canção "Home Again".
    Já a polêmica homenagem ao ator Cory Monteith, de "Glee", morto neste ano vítima de uma overdose, foi apresentada por sua companheira de elenco Jane Lynch, que destacou o humor "meio pateta" do rapaz e fez um alerta sobre os perigos das drogas.
    Por fim, a atriz Eddie Falco, protagonista da comédia "Nurse Jackie" foi responsável por homenagear o colega de elenco em "Os Sopranos", o ator James Gandolfini, também morto neste ano. "Tive o privilégio de conhecer não apenas o ator, mas também o homem", disse.
    Veja a lista completa dos vencedores
    • Melhor atriz coadjuvante em série de comédia - Merritt Wever ("Nurse Jackie")
    • Melhor roteiro de comédia - Tina Fey e Tracey Wigfield ("30 Rock")
    • Melhor ator coadjuvante em série de comédia - Tony Hale ("Veep")
    • Melhor atriz em série de comédia - Julia Louis-Dreyfuss ("Veep")
    • Melhor diretor de série de comédia - Gail Mancuso ("Modern Family")
    • Melhor atriz em minissérie ou telefilme - Laura Linney ("The Big C.") 
    • Melhor roteiro de série dramática - Henry Bromell ("Homeland")
    • Melhor atriz coadjuvante em série dramática - Anna Gunn ("Breaking Bad")
    • Melhor reality show - The Voice
    • Melhor ator coadjuvante por série de drama - Bobby Cannavale ("Boardwalk Empire")
    • Melhor ator de série de drama - Jeff Daniels ("The Newsroom")
    • Melhor atriz de série de drama - Claire Danes ("Homeland")
    • Melhor diretor de série de drama - David Fincher ("House of Cards")
    • Melhor roteiro para programa de variedades - "The Colbert Reports"
    • Melhor diretor para Programa de Variedade - Dan Roy King ("Saturday Night Live")
    • Melhor Coreografia - Derek Hough ("Dancing with the Stars")
    • Melhor roteiro em minissérie ou telefilme - Abi Morgan ("The Hour")
    • Melhor ator coadjuvante em minissérie ou telefilme - James Cromwell ("American Horror Story")
    • Melhor direção em minissérie ou telefilme - Steven Soderbergh ("Behind the Candelabra")
    • Melhor atriz coadjuvante em minissérie ou telefilme - Ellen Burstyn ("Political Animals")
    • Melhor ator em minissérie ou telefilme - Michael Douglas ("Behind the Candelabra")
    • Melhor minissérie ou telefilme - "Behind the Candelabra"
    • Melhor série de comédia - "Modern Family"
    • Melhor série de drama - "Breaking Bad"

Nenhum comentário: