A PAIXÃO
Rogel Samuel
Eu sei: sei que o
leitor e a leitora já ouviu "A paixão segundo São Mateus" de Bach. Não sei se na mesma gravação que ouço
agora, Deutsche Grammophon 419789-2, conduzida por Karajan, com a Filarmônica
de Berlin e Gundula Janowitz etc., coro
da Ópera de Berlin, em 1972. Não sei. Que dizer? A massa sonora desaba a
dramaticidade de uma catástrofe. Que mais? Karajan explorou os "Ah!"
- alongando "aa", estupefatos, de puro horror, perdurando-os até o
limite do insuportável da dor. O ouvinte pode gritar: "Pare!" E o
duplo coro: "Venha, irmãs, compartilhem com as minhas lágrimas" -
na expressão funda em que o coração se
despedaça. "Veja-O". "Veja-O" - se ouve a Mãe dizer, a
apontar o filho, petrificada, horrorizada, vendo o amado filho, ali, no alto da
sua compaixão, a caminho do sacrifício, a caminho do Gólgota, a caminho do
Lugar da Caveira. E as flautas choram, os fagotes e violinos gemem, o órgão
acorda, o coro, gigantesco, se engasga porque o mundo inteiro está em ruínas, o
Universo estremece estarrecido - o que foi aquilo? Que é aquilo que vemos? Oh,
que horror! São ondas largas, são ondas
largas. "Veja-O, o torturado". (Mas riam dele, e despojavam-no de
suas vestes, cuspiam nele e, tomando o caniço com que se apoiava, davam com ele
na cabeça, obrigando-o a beber vinho com fel). Mas Ela, a Nossa Própria
Mãe!, nos exclama: "Veja a sua
doçura!" Veja com que doçura ele vai a caminho da dor. Não há, neste tema,
talvez o maior de todos os temas - do sacrifício, da tortura, da loucura, da
violência, da nossa crueldade — maior realismo do que esse: "Estais vendo?
Estais todos vendo o que vejo? [pergunta a Mãe]. É ele! Veja a sua doçura a
caminho do calvário!" E a massa do
diáfano coro infantil, saído não se sabe de onde, talvez das profundezas das
nossas próprias mentes, as crianças celestes, as mais puras crianças celestes,
uma surpresa de Bach, que entra com vozes vindas de um céu distante onde
pequeninos anjos horrorizados e não acreditando naquilo a que estavam
assistindo, com o que estávamos todos assistindo, o mais santo dos homens
levado ao sacrifício brutal... Bach usou e abusou de sua engenhoca, da sua
capacidade de, num malabarismo barroco, nos enredar, nos torcer como serpente
estranguladora de suas malucas idéias musicais, hipnotizando, sufocando até às
lágrimas. Na realidade, esta é música perigosa, faz muito mal, depois de
ouvi-la nos sentimos mal, pode até matar-nos. São certas voltas e fugas das
vozes mais puramente estarrecidas daquelas crianças celestes do coro infantil
que gritam nos nossos ouvidos, que gritam para nós, dentro de nós, para que
ouçamos nós, para que nunca nos esqueçamos nós: "Ó Deus, como ele está
sereno a caminho da cruz" - "Como está paciente!" "Ainda
que cruelmente torturado..." ... de seus olhos saem a sua grande e máxima
compaixão...". A música passa por sobre nossa sensibilidade como um tanque
de guerra. E Bach trabalha com a gigantesca massa de sonoridades
impressionantes, quando o texto da antiga liturgia luterana nos diz (não sem
ironia): Tende piedade de nós, ó Jesus! Nós vos imploramos, ó Jesus, tende
piedade de nós! - Isso dito na hora mesma em que ele está a caminho da morte! E
todo coberto de sangue! Tende piedade de nós, vós que caminhais para a morte,
enquanto carregais sobre os ombros o instrumento da tortura! Vós que estais
sendo levado à mais terrível dor, ao supremo de todos os nossos erros, tende
piedade de nós! De nós que vos condenamos à Morte! Tende piedade de nós!
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