sexta-feira, 4 de abril de 2008

DILSON LAGES MONTEIRO


OS OLHOS DO SILÊNCIO

Por Caio Porfírio Carneiro

[caricatura de Dilson Lages]
Os poemas deste livro dizem tudo, sutil e silenciosamente, de cada tema que os compõem. Silenciosamente, porque nascem da aguda observação e apurada sensibilidade do poeta, e do coleio, que parecem dizer ao leitor que depois do que ficou dito nada mais há a acrescentar. Ou seja: uma força de verdade, quase transcendental, emerge de cada poema e leva quem o ler àquele estado de levitação, de perplexidade, e à interrogação maior: até que ponto a transfiguração artística amplia as verdades da vida?
Valendo-se de metáforas ricamente oportunas que nem parecem metáforas e de uma economia de meios no seu versejar, este poeta ascende muito e extrai essencialidades notáveis de “apanhados” do mundo que o cerca, tal como ele o sente e tal como o vê. Como se as criações poéticas viessem à tona em impactos de raios X; como se tudo o que há de aparente e palpável fossem – e até certo ponto são – uma grande mentira.
Quaisquer destas jóias, tomadas ao acaso, são um impacto e um lavor poético de primeira grandeza. Parecem até ampliações de haicais; parecem até – contraste surpreendente – solfejos de baladas que nos apontam, quase numa acusação, para a verdadeira alma da Vida e das coisas.


O seio pulsa na plama da mão

E rasteja sobre a pele

Em que a coruja constrói

A nudez dos versos. (“De corpo e Alma”)


Dizer mais o quê? Como, também tomado ao acaso, dizer mais de Tic Tac, tomando-se do poema, todo ele um achado, apenas a primeira estrofe?
O sonho sobrevive

Ao segredo das horas

E o tempo desliza

Nos dedos da madrugada.


Se as metáforas ocorrem fáceis é que elas nem parecem tão assim “metáforas”, visto como são postas com grande senso de oportunidade, fazendo um curioso jogo cênico de luz e sombra, de espelho e contra-espelho, bailam e cirandam, dispersam-se e justapõem-se em cadência lúdica que seduz:


Cai o sereno nas notas da noite

E o coração do sol se assombra.

O poema é tão bem concebido que a ênfase do verbo cai, no começo de cada estrofe, dá o tom exato desse jogo pendular de decisão e... indecisão. Daí o título oportuno: “(In) Decisão”. As citações continuariam, porque tudo em Os olhos do Silêncio é uma surpresa continuada. Mas não há como deixar de citar esta infinita e doída beleza do início do poema “Olhos no Infinito”:

A palavra seca

O rio que nasce

Nos meus olhos.

Pouco vimos, na nova poesia brasileira, um poeta de sensibilidade tão apurada e de tantos recursos de criação. Até na simplicidade da disposição formal dos versos e na amostragem inteira dos poemas espelham-se aquela referida dimensão totalizante, em margem para desvio de conteúdo ou de dispersão vocabular. Isto dá aos poemas uma magia própria e de grande encanto.
Eis porque Dílson Lages Monteiro é “total”, abrangente, objetivo, filosófico, garimpeiro da Alma e da Vida, e, justamente por tudo isto, universal.

Caio Porfírio Carneiro é escritor
PARA LER OS OLHOS DO SILÊNCIO, CLIQUE AQUI:
http://www.dilsonlages.com.br/obras_poesia.asp?id=3
VEJA COMENTÁRIOS SOBRE A OBRA:
http://www.dilsonlages.com.br/obras_comentario.asp?id=3

Nenhum comentário: