domingo, 15 de março de 2009

A biblioteca de Hitler



A biblioteca de Hitler

Rogel Samuel


Muitos autodidatas se fizeram pelo esforço de ler. Kaganovitch, filho de sapateiro, era grande leitor e foi o autor do primeiro plano qüinqüenal soviético e braço direito de Stalin. Mussolini era filho de ferreiro, Stalin filho de sapateiro, Hitler filho de pequeno funcionário e todos venceram pela leitura. Philip Snowden era filho de um ferreiro, caiu de um andaime e ficou muitos anos entrevado e para não sucumbir à solidão passou a ler intensamente. Aos 18 anos já tinha uma cultura impressionante, voltou a andar e acabou, graças à sua erudição, chefe do Partido Trabalhista inglês e anos depois chegou ao poder. Também Lincoln não freqüentou escola.
Isso vem à mente ao saber do livro de Timothy W. Ryback (Knopf; $25.95), A biblioteca privada de Hitler.
Hitler tinha 16 mil livros e lia um livro por noite e possuía as obras completas de Shakespeare.
Ele era um grande ator dramático: "Hitler entra em um corredor", escreve uma testemunha, "cheira o ar durante um minuto, procura no escuro , sente a atmosfera, de repente explode as palavras que vão como uma seta para seu objetivo, atingindo cada ferida privada , liberando a massa inconsciente, expressando as aspirações mais íntimas, e atingindo o que a maioria dos desejos quer ouvir."

3 comentários:

Antonio Carlos Rocha disse...

Muito boa a informação. E saber que o leitor Hitler enveredou pelo extermínio de milhões de judeus e outros mais. Prova que ele não aproveitou nada dos belos livros que leu. Ou então, lamentavelmente, fez uma releitura para a tragédia.

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

Eu nunca compreendi nada desses grandes líderes do passado como Napoleão, Stalin, Hitler... Todos eles foram estudados, eu li muita coisa sobre eles, mas cada um diz algo diferente... Hitler foi um estranho fenômeno, fruto da história. Não o estou defendendo, afinal toda a familia Levy da parte de meu avô que era judeu foi exterminada... Meu avô Maurice sobreviveu porque vivia no Amazonas.

Ivo Korytowski disse...

Este livro foi publicado em português pela Companhia das Letras em tradução minha. Hitler lia muita porcaria também: ocultismo, literatura antissemita, pseudofilosofia, romances baratos de aventuras...