terça-feira, 14 de julho de 2009

O que diz Daishi



O que diz Daishi


Rogel Samuel


Yoka Daishi nasceu em 665 em Yoka, de onde vem seu nome. Escreveu um dos livros mais importantes do Zen, "O canto do satori imediato". Um dos seus poemas desse livro tem 4 versos. Os 2 primeiros dizem:

Devemos viver muitas vezes
e muitas vezes morrer.

A maioria dos hermeneutas interpreta esses versos como dizendo da reencarnação. Mas (quem sou eu para isso) eu penso que se pode ler diferentemente.

Nesta vida mesma morremos e vivemos várias vezes. Cada vez que morremos para um fato, renascemos das nossas próprias cinzas. Se não morrermos para cada fato não poderemos renascer. E aí morreremos de fato. A morte é nescessária para que possamos viver, continuar vivos.

Vida e morte se sucedem
sem interrupção na eternidade.

"Zazen é a experiência da morte. Aqui e agora, no Zazen, está a morte", escreveu o comentarista, mestre Deshimaru. O Zazen é a meditação silenciosa.

Deshimaru não interpreta, porém, como reencarnação.

Temos medo da vida, diz, por isso tememos a morte. Inventamos a reencarnação porque tememos a morte. "A morte é vida, a felicidade é desgraça. Sempre queremos categorias, porém elas não existem", diz Deshimaru.

2 comentários:

Robson Ribeiro disse...

Olá Rogel.

É muito bonita a sua interpretação para os versos citados. Realmente a vida nos solicita um nascer e morrer constante, para as diversas situações que enfrentamos.

Grande Abraço!

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

morremos, amigo, a cada grande problema, para renascer a seguir...
obrigado pela leitura...