domingo, 4 de janeiro de 2009

Padtmos




Padtmos

Rogel Samuel

A primeira estrofe de Patmos, de Holderlin, que traduzo, vale por um poema inteiro:

Patmos

para o Conde de Homburg

O deus
Está próximo, e difícil de tocar.
Mas onde há perigo,
Um elemento salvador também cresce.
Águias vivem na escuridão,
E os filhos do Alpes
Atravessam o abismo sem medo
Em pontes ligeiramente construídas.
Então, desde os ápices
De Tempo estão juntos, próximos,
E queridos amigos vivem perto,
Crescendo fracos nas montanhas separadas—
Então nos dê águas tranqüilas;
Nos dê asas, e as mentes leais
Para atravessar e retornar.

Patmos (foto) é uma pequena ilha grega de 34,6 km² dividida em duas partes unidas por um estreito istmo. Foi lá que o apóstolo João foi exilado, como nos conta o Apocalipse e a ilha era usdada como prisão pelos romanos. Dizem que João viveu lá no ano 95 d.C., sob o reinado de Domiciano. “A tradição local ainda aponta a caverna onde João teria recebido a revelação para escrever o livro”.
Holderlin viveu junto do castelo do Conde, em Bad Homburg. Ele tinha estudado teologia no seminário luterano Stift, em Tübingen, onde fez amizade com Hegel e Schelling. Em 1793, por intervenção de Johann Schiller, Hölderlin se empregou como preceptor na casa de Charlotte von Kalb, em Waltershausen, mas deixou o cargo para seguir os cursos de Fichte em Yena. “Logo depois, em grave crise depressiva, se recolheu à casa de sua mãe”.

“Premido pela necessidade, aceitou um novo emprego, por intervenção de Hegel, em casa do banqueiro Jakob Gontard, em Frankfurt, onde se apaixonou, de maneira exaltada, por Susette Gontard, esposa do patrão. É correspondido, mas a situação se torna insustentável, obrigando-o a abandonar Frankfurt e a refugiar-se em Homburg”.
Poeta do sagrado, descobriu na Grécia antiga a raiz da poesia, no lado dionisíaco. Hölderlin foi ignorado por Goethe mas exaltado por Nietzsche.
Segundo Heidegger, ele foi o "poeta da poesia", pois acreditava que "o que permanece, fundam-no os poetas". (Pesquisa livre, na Internet).

2 comentários:

João Esteves disse...

Caro Rogel. Acabo de descobrir este blog e ler o presente post, que nos apresenta Padtmos com suficientes referências garantidoras de uma apreciação informada. Muito mais haveria para dizer, obviamente. Na própria brevidade do post fica seguro indício de que você não pretendeu esgotar qualquer vertente. Voltarei para mais ler e quem sabe mais comentar. Hoje, não resisti.

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...
Este comentário foi removido pelo autor.