sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O FIM DO MUNDO


O FIM DO MUNDO

 

Rogel Samuel

 

Nasceu em Montigny- Le-Roy, França, em 26 de fevereiro de 1842. Faleceu em Juvissy, também na França, no 4 de junho de 1925.

 

Cammile Flammarion escritor de talento, astrônomo, pertenceu ao Observatório de Paris, de onde se retirou em 1862, ao publicar "A pluralidade dos mundos habitados”, texto de  argumentação dentro dos conhecimentos da época. Premiado pela Academia Francesa com o prêmio Montyon, em 1880, o seu livro "Astronomia Popular".

 

Seu prestígio como escritor junto à crítica universitária prejudicado porque era espírita, crítica sempre muito preconceituosa a vários respeitos.

 

Ele esteve, desde o início da doutrina espírita, perto de Allan Kardec, de quem foi amigo íntimo até a morte. Discursou junto ao túmulo de Kardec, no Cemitério de Montmartre, falando do «pensamento científico e filosófico» do espiritismo.

 

Seu tema principal a tese da vida em outros planetas além do nosso.

 

Escreveu muito: "Os Mundos Imaginários e os Mundos Reais", "As Maravilhas Celestes", "Deus na Natureza", "Contemplações Científicas", "Estudos e Leitura sobre Astronomia", "Atmosfera", "Astronomia Popular", "Descrição Geral do Céu", "O Mundo antes da Criação do Homem", "Os Cometas", "As Casas Mal- Assombradas", "Narrações do Infinito", "Sonhos Estelares", "Urânia", "Estela", "O Desconhecido", "A Morte e seus Mistérios", "Problemas Psíquicos" etc.

 

Um livro de Flammarion sempre me interessou: "O Fim do Mundo" (Rio de Janeiro, Federação espírita brasileira, 2001, http://www.febrasil.org.br/). No Brasil vendeu perto de 48 mil exemplares.

 

Li quando criança, na casa de meu pai.

 

Li mal, em francês. Mas li com sofreguidão.

 

Anos depois reli numa edição comprada num sebo.

 

Agora reli com o mesmo entusiasmo, depois de ver um desses filmes catastrofistas como «Deep impact» (Impacto profundo) dirigido por Mimi Leder, com Robert Duvall e Vanessa Redgrave de 1998. E «Armageddon», também de 1998, dirigido por Michael Bay.

 

«Deep impact» é um filme nitidamente inspirado no livro de Cammile Flammarion: um cometa se choca com a Terra.

 

A influência de Flammarion nesses filmes é imensa, seu livro foi publicado em 1893.

 

Ele previu a União européia, o voto feminino, os grandes aviões comerciais etc.

 

Diz que as mulheres ocuparão papel decisivo na política de desmilitarização do mundo e no fim das guerras.

 

No seu livro aparece algo que seria um computador moderno.

 

Mas prevê um desastre: a destruição da natureza, a degradação do meio-ambiente, a diminuição da água potável, a degeneração das condições de vida no planeta.

 

Atualíssimo.

 

 

 

 

3 comentários:

Antonio Carlos Rocha disse...

Parabéns, belíssimo artigo ! No centro espírita que eu frequentava com meus pais, lá no antigo Gama, DF, anos 1960, o pessoal falava muito em Flammarion, hoje reverenci FlammariOM !

Antonio Carlos Rocha disse...

Parabéns, belíssimo artigo ! No centro espírita que eu frequentava com meus pais, lá no antigo Gama, DF, anos 1960, o pessoal falava muito em Flammarion, hoje reverenci FlammariOM !

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

obrigadissimo, amigo!