quarta-feira, 12 de março de 2008

A FOME É UM NÃO

A Governadora Benedita da Silva, ex-moradora do Morro do Chapéu Mangueira, declarou: - Já passei muita fome. - Tanta, conta, que até perdi filho por causa disso, porque não tinha com o que me alimentar durante a gravidez.
A fome ri. A fome é a morte ainda viva.
Ambulante.
(diz Cassiano Ricardo).
A Governadora continua:- Muitas das vezes em que eu saía atrás de um trabalho, sem comida no estômago, no meio do dia eu já estava abatida e não conseguia fazer mais nada. O Presidente FH disse que não fome no Brasil. Teoricamente correto, não há a grande fome africana, asiática. Os rostos cadavéricos da fome africana e asiática.
A máscara da fome. No coro das máscaras.
A face ossuda, angulauda. Não é preciso perguntar se 'você me conhece'.
Bené diz:- Quando chovia, eu chorava, porque não tinha condições de pegar a xepa na feira para comer.- ...que quem tem fome não pode beber um copo d’água, porque quando a água chega ao estômago vazio, dá uma grande dor...
A face do sub-vivo é dialética.Gera pontas de faca sob a pele.
(diz Cassiano Ricardo).
- ... eu muitas vezes peguei farinha e misturei com açúcar pra comer antes de beber água. Também comia fubá puro. Outras vezes, catava taioba no mato. Além de fraca, a fome faz a gente se sentir estranha. Eu, às vezes, ficava falando sozinha. Quando alguém me perguntava: ‘Bené, tá falando sozinha?’, eu respondia: ‘Não, tô pensando alto’.
A máscara da fome é um feroz não.
- ... a fome dá muita raiva (diz Bené), ainda mais quando os filhos também estão famintos. Você fica pensando: ‘Quero comer, não estou conseguindo, que raiva’. Isso, quando você consegue pensar, porque, quando você fica muito tempo sem comer, não pensa.
A fome ri. A fome esculpe, cinzela as suas criaturas (ou caricaturas?)- Com o tempo, comecei a vender pastéis, salgadinhos, melhorando de vida. Mas a fome te marca. Hoje, tenho 60 anos e tudo isso aconteceu há 40 anos. E olha que não foi lá no Nordeste não, foi aqui no Chapéu Mangueira, na Zona Sul do Rio.Ela diz: - 'A fome é indigna'. A fome é um Não.
Um não que não aceita explicação.

Nenhum comentário: