quarta-feira, 19 de março de 2008

WALT WHITMAN

WALT WHITMAN

(Trad Geir. Campos)

A UM SER DESCONHECIDO

Desconhecido ser que vai passando,
não imagina com que ansiedade
ponho em você meus olhos:
bem pode ser você
aquele que eu andava procurando ou
aquela que eu andava procurando
(isso me ocorre como num sonho),
vai ver que com você eu já vivi
algures uma vida de alegrias,
e tudo vem à lembrança
quando passamos um pelo outro,
afeiçoados e fluidos, castos e amadurecidos,
junto comigo você cresceu
e foi menino ou menina junto comigo,
com você comi e dormi,
seu corpo não se fez seu exclusivo
nem meu corpo foi exclusivamente meu,
você me dá a alegria de seus olhos,
rosto, carne, ao cruzarmos,
e de mim leva em troca
a barba, o peito, as mãos,
eu não estou para lhe dizer coisas
mas para ficar pensando em você
quando sozinho me sento
ou quando acordo de noite sozinho,
sou de esperar e não duvido de que esteja
a ponto de encontrar você de novo,
e aqui estou para ver
que eu não perco você.




EU VI EM LUlSIANA UM CARVALHO

Eu vi em Luisiana um carvalho crescendo
e se alteando inteiramente só
e o musgo pendurando-se em seus galhos
e ele crescendo ali sem companheiro algum
e estendendo as suas alegres folhas
de um verde carregado
e o seu aspecto rude, inflexível, sadio,
me fez pensar em mim mesmo
- e me espantei de como ele podia
estender as suas alegres folhas
sozinho ali,
em pé e sem amigo perto,
pois eu bem sei que não poderia,
e arranquei dele um raminho
com certo número de folhas agarradas
e enrolei nele um punhado de musgo
e o trouxe e o coloquei bem à vista em meu quarto:
não preciso de nada que me lembre
nem de mim mesmo nem de meus caros amigos
(pois até creio que ultimamente
em pouco mais eu penso a não ser neles),
mas para mim ficou sendo um símbolo curioso
a me fazer pensar no amor dos homens;
por isso tudo, ainda que aquele carvalho
fulgures em Luisiana solitário
num lugar plano e amplo
a estendenter as suas alegres folhas
a vida inteira sem ter a seu lado
um amigo ou amante
sei muito bem que isso eu não poderia.

Nenhum comentário: