quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Duque de Caxias vai ganhar Palácio da Cultura de Niemeyer






Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, vai ganhar uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer. A prefeitura vai construir o Palácio da Cultura que terá espaços para a Universidade da Música e a Casa do Artesão. Dentro do novo prédio terão espaços para exposições e venda dos produtos de artesãos.

Na próxima terça-feira (8) em horário a ser combinado, a equipe técnica responsável pelo projeto vai visitar duas áreas onde poderá ser construído o prédio.

Os arquitetos vão conhecer o espaço do antigo Centro de Convenções, que abriga hoje a sede da Secretaria de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil e a Guarda Municipal e atualmente é usada como garagem da prefeitura. A outra opção é a área da praça Elias Lazaroni, no bairro 25 de Agosto. Essa será a segunda obra de Oscar Niemeyer no município. A primeira foi o Centro Cultura, que leva o seu nome, construído na praça do Pacificador e que abriga a Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola e o Teatro Raul Cortez. A obra é a única do arquiteto na Baixada Fluminense.

Depois de conhecer o projeto, Niemeyer se mostrou empolgado e aceitou a empreitada. Disse que tem um carinho muito grande pela cidade e que assim que puder vai visitar o Centro Cultural que o homenageia.

O Palácio da Cultura terá seis andares e no projeto estão a instalação de um salão de belas artes, ateliê e escola de pintura, escola municipal de música, biblioteca multimídia, estúdio de áudio e vídeo, escola de dança e sede da Companhia Municipal de Dança, um auditório para 150 pessoas, cyber café e a casa do artesão, com espaço para exposição, venda, oficinas e cursos.

O prefeito Zito acrescentou que a população vai ter mais acesso à cultura num espaço que vai agregar as principais entidades representativas da cidade.

- Estamos criando condições necessárias para o desenvolvimento cultural de nosso município.

Nenhum comentário: