quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cidade no sudeste da Coreia do Sul abriga tesouros culturais e relíquias do budismo


Cidade no sudeste da Coreia do Sul abriga tesouros culturais e relíquias do budismo

Description: Le Monde

Philippe Mesmer
Enviado especial a Daegu (Coreia do Sul)


As cercanias da cidade sul-coreana de Daegu, que entre os dias 27 de agosto e 4 de setembro sediará o Campeonato Mundial de Atletismo, abrigam diversos tesouros que fazem parte da lista do Patrimônio Mundial da Unesco. Muitos deles se encontram em Gyeongju, ex-capital do reino de Silla (57 a.C a 935) e ponto de notáveis riquezas culturais. Túmulos da realeza, templos e relíquias dos primórdios do budismo na península, os tesouros de Gyeongju – 270 mil habitantes, às vezes apelidado de “museu sem paredes” – se espalham por um ambiente verdejante, longe da agitação urbana.

Como o templo Bulguksa. As primeiras obras datam de 751, embora uma pequena construção tenha sido erguida ali já em 528, um ano depois que o budismo foi adotado como religião do Estado pelo rei Beopheung, soberano de 514 a 540. O tempo, a deterioração e as reformas fizeram como que restassem somente algumas estruturas das construções do período de Silla, entre elas o templo Seokgatap, com treze séculos de idade e exemplo do estilo tradicional coreano. Mas o conjunto mantém um charme inegável, que harmoniza com seu ambiente florestal.

Reencarnar como dragão

Perto do templo se encontra a Gruta de Seokguram, aonde se chega por um caminho repleto de forsythias, que acompanha a encosta da Montanha Toham, ela mesma um ponto de junção de cadeias montanhosas: a de Taebaek, que desce do norte, e a de Soubaek, vinda do oeste. Escondido atrás de uma pequena construção do século 20 encontra-se um Buda de 3,5 metros de altura, sentado sobre uma estrutura em forma de lótus. Esculpido em um granito predominantemente bege, segundo uma tradição vinda da Índia, ele ocupa o centro de uma rotunda com paredes que retratam bodisatvas e as divindades hindus Brahma e Indra.

Na frente da rotunda, uma antecâmara decorada com baixos-relevos pode receber alguns fiéis que se inscrevem com antecedência. Do lado de fora, o local oferece uma vista magnífica até o Mar do Leste (Mar do Japão), onde se encontra, a algumas centenas de metros da orla, o túmulo de Munmu, rei de 661 a 681, que teria escolhido essa sepultura com o sonho de reencarnar como dragão para proteger a península.

Quando se desce da Montanha Toham de volta para Gyeongju, é recomendado percorrer as chamadas cinco zonas “históricas”, onde se poderão ver os grandes túmulos de vários soberanos, entre eles o da Rainha Seondok (606-647), que mandou construir o observatório astronômico Cheomseongdae. Essa sóbria estrutura, que segundo alguns foi realizada com 362 pedras de granito, o mesmo número de dias do calendário lunar, tem 9,4 metros de altura. Ainda próximo de Daegu, mas mais para o interior, fica o templo Haeinsa, em Hapcheong, que oferece uma possibilidade de estadia. Cercado por lugares de retiro perdidos na densa e úmida floresta dos arredores, o conjunto, construído no século 9 na Montanha Gaya, é o coração da ordem budista de Jogye.

Sua construção mais notável: o Janggyeong Panjeon, hábil estrutura de madeira que serve de cenário para o famoso Tripitaka Koreana, a coleção de textos budistas considerada a mais completa do mundo. Frutos de um trabalho iniciado em 1011 (o milênio será tema de eventos em setembro), esses escritos, que incluem ensinamentos de Buda e comentários diversos, estão gravados em 81.258 blocos de madeira, tendo recebido um tratamento especial por muitos anos.

O Janggyeong Panjeon foi idealizado no século 15 especialmente para preservá-los. “Seu sistema natural de ventilação limita as variações de temperatura e de umidade”, explica o venerável Sung Ahn. “Houve sete incêndios em Haeinsa, mas ele nunca foi destruído. E nenhum animal ou inseto se aproxima dele”. Nos anos 1970, o governo quis erguer uma construção em concreto para guardar os blocos do Tripitaka, mas diante de sua rápida deterioração, ele desistiu.

Além dos locais de cunho religioso, a vizinhança de Daegu oferece diversos tesouros do passado coreano, como os dois vilarejos tradicionais de Yangdong e de Hahoe. Situado na municipalidade de Gyeongju e construído no século 15, Yangdong abriga um grande número de hanok, as tradicionais casas dotadas de sistema de aquecimento no chão e ventilação que permite suportar melhor o frio do inverno e o calor estival.

Hahoe, mais ao norte, existe desde o século 16 na curva do Rio Nakdong, na municipalidade de Andong. Sede da grande família política dos Ryu, ele foi um importante centro de ensino do confucionismo, doutrina dominante da dinastia Joseon (1392-1897). É também de lá que vêm as máscaras usadas na dança tradicional de Byeolsingut, hoje parte dos tesouros nacionais da Coreia.

Tradução: Lana Lim

Nenhum comentário: