terça-feira, 9 de agosto de 2011

Professor de escola municipal de Teresina é um dos dez melhores do Brasil


Estudo sobre o desenvolvimento urbano de Teresina classificou o professor da rede municipal de Educação, Luís Carlos Batista, como um dos 10 campeões do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, desbancando cerca de 300 projetos de todo o país.

Para concorrer, os educadores inscreveram projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento, com resultados comprovados no ano letivo de 2010, atendendo aos objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O projeto deve fomentar a permanência, o sucesso escolar, a redução da repetência, do abandono e evasão de estudantes da educação básica; aumentar a participação da família na escola, a inserção da escola na comunidade, a inclusão educacional social, racial, digital; trabalhar para a formação ética, artística e cidadã dos alunos.

O professor de geografia da Escola Municipal São Sebastião desenvolveu com os alunos do 9º ano o projeto “A contribuição da atividade comercial para a organização do espaço teresinense”, com o objetivo de levar a turma para um trabalho de campo onde conhecessem a realidade da população quanto à organização do espaço.

“Não queria que eles apensas recebessem informações do professor e do livro, então pensei no projeto para produzirmos um documentário livre, onde eles conversassem com a comunidade, tirassem as dúvidas e observassem de perto o centro urbano”, conta Luís Carlos.

O prêmio é de R$ 200 mil para os educadores e R$ 80 mil em equipamentos audiovisuais ou multimídia para as escolas que desenvolveram os projetos premiados. Os vencedores participarão de um seminário promovido pelo Ministério da Educação na mesma data da entrega do prêmio, além de terem seus projetos divulgados na revista Nova Escola, de renome nacional.

O secretário municipal de Educação, Paulo Machado, recebeu em seu gabinete o professor premiado e vai homenageá-lo com uma placa de Honra ao Mérito, pelo excelente trabalho desenvolvido.

“É um grande orgulho, não só para Teresina, mas para todo o estado, ter um piauiense com trabalho reconhecido nacionalmente. A dedicação do Luís Carlos é exemplo de que uma educação de qualidade se faz com boa ideias, e nosso papel é incentivar sempre novos projetos. Sabemos que os professores das escolas públicas estão desenvolvendo atividades exemplares em sala de aula, trabalharemos para que todas sejam reconhecidas”, afirma Paulo Machado.

Nenhum comentário: