sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Robert Kiyosaki e seu best seller Pai Rico, Pai Pobre


Robert Kiyosaki e seu best seller Pai Rico, Pai Pobre.

No livro ele cita a importância das emoções em como as pessoas lidam com o dinheiro. Sendo as mais importantes, o Medo e a Ambição.

O medo de não ter dinheiro suficiente para as coisas que precisam e a ambição de conseguir dinheiro para poder realizar seus desejos. Muitas vezes o que faz com que a pessoa acumule uma grande riqueza é o medo de ficar pobre, mas mesmo assim com todo o dinheiro, dificilmente a pessoa perde o medo. Fica com mais medo ainda de perder o que conquistou com tanto trabalho. Mesmo tendo tanto dinheiro, acaba se tornando escravo de seu próprio dinheiro. Já que não tem o mais importante: o modo de pensar e a inteligência financeira de uma pessoa verdadeiramente rica.

A ambição faz com que as pessoas trabalhem duro para conseguir as coisas que elas desejam, e muitas vezes nem mesmo precisam. Muitas vezes as pessoas acabam se endividando, ao comprar de maneira impensada e impulsiva, piorando sua situação financeira. Muitas pessoas trabalham horas e horas mas no final acabam não tendo tempo para cuidar de seu dinheiro adquirido com tanto esforço e não conseguem fazê-lo crescer de maneira segura e rápida.

A maior parte das pessoas quando tem que tomar alguma decisão relacionada ao dinheiro é controlada por suas emoções. A principal causa dos problemas financeiros é o medo e a ignorância, a falta de inteligência financeira.

Por esse motivo Robert ressalta a importância da educação financeira como alicerce da contrução de uma grande riqueza. O mais importante não é quanto dinheiro você ganha, e sim quanto você conserva.

Muitas pessoas tem rendas elevadas, mas gastam tudo o que ganham, algumas vezes até mais e não conseguem acumular um grande patrimônio. Por outro lado, pessoas com rendas menores que sabem, administrar e investir corretamente podem acumular grandes fortunas ao longo de suas vidas.

Nenhum comentário: