quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Morgan Stanley reduz previsão de crescimento global


Morgan Stanley reduz previsão de crescimento global


LONDRES - O Morgan Stanley reduziu as previsões de crescimento global em 2011 e 2012, dizendo que os Estados Unidos e a zona do euro estão "perigosamente perto de uma recessão" e criticando as autoridades de Washington e da Europa por não agirem de forma mais decisiva para conter a crise de dívida pública. O banco cortou de 4,2% para 3,9% a estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) global em 2011, e a taxa projetada para 2012 baixou de 4,5% para 3,8%.


- Nossas previsões revisadas mostram os EUA e a zona do euro perigosamente perto de uma recessão - definida como dois trimestres consecutivos de contração - nos próximos seis a 12 meses - disse Joachim Fels, vice-diretor da equipe global de economia do Morgan Stanley, em comunicado divulgado nesta quarta-feira, junto com a pesquisa.

Ele observou, porém, que o setor corporativo ainda parece saudável e que a inflação mais baixa aliviará a pressão sobre o bolso do consumidor, mas que bancos centrais como o Federal Reserve e o Banco Central Europeu (BCE) podem tentar afrouxar mais a política monetária.

O crescimento das economias emergentes cairá de 7,8% em 2010 para 6,4% neste ano, estimou Fels.

Nenhum comentário: