segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O escritor realizado


O escritor realizado

Rogel Samuel



Uma amiga me faz uma pergunta basilar:

- O que faltou para você ser um escritor realizado?

A questão está posta de modo errado, por isso ela é irrespondível.

Pois, o que será um escritor realizado?

Será ser um best-seller?

Benjamim Costallat, autor de “Mademoiselle Cinema”, foi um dos autores mais lidos na década de 20 e hoje ninguém nem conhece.

Mesmo Coelho Neto, Humberto de Campos, glórias de seu tempo, quem hoje os lê? Só são lembrados como nomes de rua.

Alguns Prêmios Nobel de Literatura jazem hoje no sepulcro das bibliotecas onde ninguém mais os lê nem sabe deles, como Maurice Maeterlinck, Gerhart Hauptmann, ou Karl Adolph Gjellerup.

Escritor plenamente realizado é aquele que escreveu todos os textos que quis ou pôde escrever, e isso eu o fiz com os meus romances, minhas novelas, meus contos, crônicas e poemas.

Se minha amiga X. não os leu nem sabe deles é porque não quer ou não quis. Todos estão publicados e disponíveis e acessíveis em livro e principalmente na Internet.







Um comentário:

Ivo Korytowski disse...

Eu não sou um escritor realizado. Sequer consegui publicar tudo que escrevi!!!