sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Os judeus na Amazônia

Os judeus na Amazônia
Rogel Samuel

Li “Eretz Amazônia – os judeus na Amazônia”, de Samuel Benchimol, para encontrar-me.
Minhas raízes judaicas.
Quando eu era jovem, na faculdade, aqui no Rio de Janeiro, meu apelido era “Judeu errante”.
Nem sei por quê.
O livro me foi enviado por uma grande amiga. Li-o com avidez, leitura fácil, agradável, Samuel Benchimol (1924-2002) era um bom escritor, além de pesquisador cultíssimo e professor catedrático.
Eu já o tinha muito lido, principalmente aquele seu extraordinário “Amazônia”, que amplamente usei na construção do meu romance “O amante das amazonas”.
E o conheci de vista, quando ele ainda morava na Rua 10 de julho, e jogava xadrez no “Luso” com meu irmão.
Li “Eretz Amazônia” para encontrar-me, ainda que não seja judeu, mas neto de judeu. Só é judeu filho de mãe judia, ou aquele que se converteu.
Minha amiga e escritora Bella Josef (1926-1910) um dia me convidou para aderir ao grupo, mas eu agradeci, estou muito velho para mudar.
E encontrei ali o meu avô Maurice Samuel em vários lugares do livro, principalmente no ”Boom do ciclo da Borracha”, da página 117, ao lado dos Levy, dos Kahn etc., homens empreendedores e muito ricos, todos franceses e alsacianos, como meu avô (Marius & Levy edificaram o edifício dos Correios, na esquina da Av. Eduardo Ribeiro o mais alto da cidade).
O escritório de meu avô ficava na rua Marcílio Dias, onde hoje está o Hotel Amazonas.
Ficava lá. E no meu coração.
Ele era dono do navio Adamastor, cuja figura se encontra no meu livro.
Faleceu na pobreza, no ano em que nasci: 1943.




2 comentários:

Unknown disse...

Então todos somos descendentes de judeus. Sempre me disseram que eu tinha a descendência. Por ser branca, de olhos azuis e sardas. Mas esta semana meu médico me surpreendeu. Estou mal há uns cinco anos. Muitas vezes nem consigo ficar em pé. Passei por mil especialistas, até que este descobriu que sou alérgica à lactose devido a minha descendência judaica, que meu pai contou para ele.

Não sei se concordo! Mas sempre yive atração pelo judaísmo.

Beijos,

Mirze

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

OBRIGADO PELA LEITURA, AMIGA. EU NÃO TENHO ALERGIA AO LEITE, CREIO.