quarta-feira, 17 de abril de 2013

Água invade ruas e moradores deixam casas, no interior do AM

Água invade ruas e moradores deixam casas, no interior do AM

Cheia do Rio Amazonas começa a afetar Itacoatiara.
Defesa Civil se prepara para receber possíveis desabrigados.

Do G1 AM


O Município de Itacoatiara, distante 177 Km de Manaus, começa a sentir os primeiros efeitos da cheia do Rio Amazonas. A Defesa Civil do Município está contruindo pontes nas ruas que a água já invadiu e nas quais os moradores começaram a abandonar as casas.
Em 2012, os bairros do Jauary, Colônia, Centenários e Jardim Amanda foram os mais prejudicados com a cheia. O coordenador da Defesa Civil do município, Gutemberg Brito, disse estar tomando todas as providências para atender as famílias afetadas pela cheia.
"Vamos mapear as áreas de risco e buscar lugares que possam servir de abrigo. Se a enchente, for realmente grande, e as pessoas que ficarem desabrigadas precisarem vir pra cidade, nós teremos onde abrigá-las", disse.
Cidades em alerta
De acordo com a Defesa Civil estadual, cinco municípios do interior começaram a receber kits de ajuda para enfrentar a cheia da calha do Rio Juruá, na quarta-feira (10). Todos os cinco municípios estão em cota de emergência. A remessa atende as cidades de Ipixuna, Itamarati, Carauari, Eirunepé e Guajará. Produtos da cesta básica, de higiene pessoal e medicamentos serão entregues aos moradores dessas localidades.
Cheia histórica
O nível do rio Negro bateu, no dia 16 maio de 2012, o recorde da maior cheia registrada nos últimos 110 anos. De acordo com a Superintendência de Navegação, Portos e Hidrovias do Amazonas (SNPH), a cota chegou a 29,78 m, superando em 1 cm a marca registrada em 2009, quando o nível do rio chegou a 29,77 m, o maior registro, até então.

Nenhum comentário: