sábado, 20 de abril de 2013

Barco que afundou no Pará superlotado

Barco que afundou no Pará superlotado


Nove adultos e quatro crianças morreram no naufrágio de um barco de passageiros na madrugada desta sexta-feira, 19, a 500 metros do porto da cidade de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó, norte do Pará. Segundo um dos 46 sobreviventes, a embarcação transportava mais de 60 pessoas, quando a capacidade era de apenas 25. O número de mortos ainda é parcial, segundo informações da Marinha do Brasil, porque há passageiros desaparecidos. Os corpos resgatados foram levados para um ginásio da cidade. Após a realização de perícia, deverão ser liberados às famílias para sepultamento.

Leia maisNaufrágio de barco superlotado deixa ao menos 13 mortos na Ilha de Marajó

Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros, Marinha, Polícia Militar e Defesa Civil, além de navios e helicópteros, foram mobilizados na tentativa de encontrar outros sobreviventes ou mortos. As buscas foram suspensas no começo da noite e deveriam recomeçar na manhã deste sábado, 20. A maioria dos sobreviventes foi atendida em um hospital de Cachoeira do Arari, mas o governo estadual deslocou equipe médica para transportar os casos mais graves para Belém. Foi o caso de uma criança com ferimentos e problemas respiratórios, levada de helicóptero para a capital e internada na Santa Casa de Misericórdia.

Além de muita água, vários passageiros engoliram óleo diesel, que vazou da embarcação durante o naufrágio. Alguns mortos estavam no porão do barco e não tiveram tempo de sair. A Capitania dos Portos abriu inquérito para apurar as causas do acidente e tem prazo de 90 dias para concluir o trabalho.

O comandante do barco "Leão do Norte", Luís Inácio Lima, admitiu em depoimento à polícia que havia passageiros muito além da capacidade máxima da embarcação. Segundo a Capitania dos Portos, o barco transportava cerca de 60 passageiros, mas Lima disse que na viagem havia 49 pessoas, quando o número de vagas era de apenas 25. "Não sou homem de mentir para ninguém. Viajo com a minha esposa, minha filha e meu filho", declarou, acrescentando que sempre levava mais passageiros do que a lotação permitia.

Lima conduzia a embarcação no momento do acidente e disse não saber o que aconteceu. "Não bati e nem senti o barco batendo em qualquer coisa, foi tudo muito rápido", contou. Lima rebocava outra barco, que estava com problemas mas acabou ajudando no resgate de sobreviventes.

O sargento Orivaldo Santos, do destacamento da PM em Cachoeira do Arari, disse que testemunhas relataram que o barco estava fazendo a curva do Tujá e o comandante teria perdido o tempo da manobra, não conseguindo voltar, quando o barco 'sentou', começando a afundar. Na hora, a maioria dos passageiros estava dormindo. O pânico foi geral. Pessoas gritavam, crianças choravam e, na escuridão, muitos que não sabiam nadar pediam socorro. Moradores da cidade que estavam na orla do cais ajudaram a resgatar vários sobreviventes.

A enfermeira do hospital municipal de Cachoeira do Arari, Marly Rodrigues, informou que muitas pessoas chegaram assustadas e se queixando de dores pelo corpo, além de reclamar que haviam ingerido água com óleo diesel. "Atendi algumas pessoas que tiveram o abdômen distendido."

A fiscalização das mais de 100 mil embarcações que diariamente navegam pelos rios da Amazônia ainda representa um desafio para a Capitania dos Portos da região, que possui um quadro insuficiente de homens para inspecionar milhares de portos, a maioria clandestinos.

Somente na Amazônia ocidental, que compreende os Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, nos últimos seis anos foram registrados 646 acidentes e 209 mortes. Em 2012 foram 100 acidentes, que provocaram a morte de 33 passageiros - um aumento de 100% no número de vítimas fatais em dois anos.

Nenhum comentário: