sexta-feira, 15 de junho de 2012

A CIMEIRA DOS POVOS


"Cimeira dos Povos" começou a preparar ideias para o Rio+2015.06.2012
Fábio Monteiro

A “Cimeira dos Povos” arrancou esta sexta-feira no Rio de Janeiro, com representantes da sociedade civil de cerca de 180 países reunidos para trabalhar num documento que será apresentado no último da Conferência Rio+20, 22 de Junho, com propostas a defender a economia verde.
A cimeira, um fórum de organizações não-governamentais (ONG), entidades sociais e ambientais de cerca de 180 países, pretende que a economia verde seja apresentada como uma alternativa aos padrões actuais da indústria, consideradas insustentáveis. A solução até aqui mais sugerida passa pela criação de tecnologias menos poluentes e pela oferta de produtos ambientalmente correctos. A maioria das ONG, no entanto, não aceita esse conceito, por considerar que se trata de uma forma de “mercantilização” dos recursos naturais.

Entidades portuguesas também estarão presentes na “Cimeira dos Povos”, entre as quais a Câmara de Almada, a única autarquia portuguesa com presença confirmada.

A associação ambientalista Quercus também estará na cimeira. No dia 17 de Junho, vai apresentar no Pavilhão de Portugal o projecto ”Condomínio da Terra”, que procura organizar e gerir o mundo como um “vizinhança global”. Dia 21, exibe o documentário “O Que Nos Une a Todos – A contabilidade da nova economia”, que tem como tema central as relações de consumo e disponibilização de serviços ambientais que se realizam entre as várias regiões de Portugal.

Boaventura Sousa Santos será o único orador português nos “diálogos do Rio” e a sua intervenção ocorre dia 16.

A ONG Tamera, com morada no Alentejo, vai também estar no Rio de Janeiro, onde pretende apresentar o Centro de Pesquisas para a Paz Tamera em Portugal, sendo acompanhada por João Labrincha, um dos elementos portugueses do Movimento 12 de Março que desencadeou as revoltas sociais na Europa há mais de ano.

Para lidar com a prevista variedade de posições, a “Cimeira dos Povos” organizou-se em espaços para apresentação de ideias e discussões, seguidos de “plenários de convergência” para delimitação dos temas finais a apresentar no Rio+20.

Nenhum comentário: