quinta-feira, 21 de junho de 2012

O teatro de ouro puro em livro

O teatro de ouro puro em livro

O teatro de ouro puro em livro De saída, cabe dizer que o livro é um encantamento só. Imagino os leitores em visita à antiga casa de espetáculos, envolvidos pelo verde fusco da capa, sentindo-se personagem da obra, folheando-a, lendo trechos, encontrando-se com o diálogo vida-arte:
“A vida em Manaus era elegante, rica, alegre, no início do apogeu de uma sociedade que enriquecia rapidamente, com a extração da borracha”.
O autor de Teatro Amazonas é um escritor veterano: Rogel Samuel. Colunista de Blocos online e Entretextos. Professor aposentado da pós-gradução da UFRJ. Cronista, romancista e crítico literário. O romance, cujo projeto gráfico vale tanto quanto o conteúdo laborioso e expressivo, disseca os mistérios e nuances da construção de um dos mais famosos teatros do País, encravado no coração da selva amazônica. Eduardo Ribeiro e os piauienses Fileto Pires Ferreira, Thaumaturgo de Azevedo e José Paranaguá, figuras públicas de relevo na época têm seu lugar social revisitado. Saem da história para a ficção e reforçam o imaginário coletivo, ou dele se afastam.
A edição é da Editora da Universidade Federal do Amazonas. Em breve, disponível aos leitores, em livraria de Manaus, Teresina e Rio de Janeiro. Para leitores de outros estados,  Entretextos informará, assim que findar a greve das universidades federais, como adquirir a obra pela internet.
DO PORTAL ENTRE-TEXTOS 
 

Nenhum comentário: