quinta-feira, 21 de junho de 2012

Navio com 200 supostos imigrantes ilegais afunda ao sul da Indonésia

Navio com 200 supostos imigrantes ilegais afunda ao sul da Indonésia

Informações prévias extraoficiais sugerem que 75 pessoas podem ter se afogado; embarcação aparentemente tentava chegar à Austrália para buscar asilo

iG São Paulo |
Navios da Indonésia e da Austrália lançaram uma operação de resgate por cerca de 200 pessoas a bordo de uma embarcação que naufragou ao sul da ilha indonésia de Java enquanto aparentemente tentava alcançar a Austrália em busca de asilo, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais australianas. Teme-se que haja vários afogados.
Leia também:  Naufrágio na Indonésia deixa ao menos 58 desaparecidos
O barco naufragou a cerca de 200 km ao norte do território australiano da ilha de Christmas - e a cerca da mesma distância do sul da Indonésia - com "até 200" a bordo, disse o Serviço Alfandegário da Austrália em uma declaração. Ainda não está claro de onde eram os passageiros.
"Há cerca de 40 no casco e o resto está na água", disse o comissário de polícia do Estado da Austrália Ocidental, Karl O'Callaghan. "Algumas informações prévias sugerem que até 75 pessoas se afogaram, mas não confirmo essa informação por enquanto", afirmou.
A Austrália enviou duas embarcações e um avião à zona do naufrágio, e três barcos mercantes se uniram às operações de resgate, enquanto a Indonésia encaminhou dois navios de guerra para a área. O avião de vigilância australiano informou à agência do país que avistou na água sobreviventes usando coletes salva-vidas.
"Há sobreviventes, mas não podemos confirmar o número neste momento", disse a porta-voz da Autoridade Marítima Australiana de Busca e Resgate, Jo Meehan, à emissora de rádio ABC.
Meehan indicou que os trabalhos de resgate são coordenados pelas autoridades indonésias, uma vez que o naufrágio aconteceu em seu território, e antecipou que as operações serão mantidas durante a noite.
Infográfico: Cem anos depois, Titanic mantém fascínio e perguntas sem resposta
Gagah Prakoso, porta-voz da Agência de Busca e Resgate da Indonésia, por sua vez disse que o navio estaria com 206 a bordo, mas não soube informar o país de origem dos passageiros ou de onde a embarcação tinha partido. "Enviamos dois navios de guerra, mas considerando-se as altas ondas e o mau tempo, não tenho certeza de que chegarão ao local hoje", afirmou.
O número de imigrantes ilegais interceptados pela Marinha australiana na ilha de Christmas, ao sul da ilha de Java, cresceu em maio e junho até superar 1 mil pessoas por mês, total que não era alcançado desde 2001, segundo dados oficiais da Austrália. Muitos do que buscam asilo vêm do Irã, Afeganistão e Sri Lanka.
*Com AP e EFE

Nenhum comentário: