domingo, 22 de julho de 2012

Pranab Mukherjee é eleito novo presidente da Índia

 

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
O ex-ministro de Finanças e candidato do governista Partido do Congresso, Pranab Mukherjee, foi eleito o novo presidente da Índia, informaram autoridades locais neste domingo.
O chefe de Estado foi escolhido pela maioria dos membros do Colégio Eleitoral indiano e terá mandato até 2017. A votação que determinou sua eleição ocorreu na última quinta (19), mas o resultado só foi divulgado hoje.

Rajanish Kakade/Associated Press
Ex-ministro de Finanças, Pranab Mukherjee é escolhido por Colégio Eleitoral como novo presidente da Índia
Ex-ministro de Finanças, Pranab Mukherjee é escolhido por Colégio Eleitoral como novo presidente da Índia
Mukherjee, 76, era considerado favorito para o posto ante o ex-presidente do Parlamento, Purno A. Sangma, 64, que tinha o apoio do principal partido da oposição, o partido nacionalista hindu Bharatiya Janata Party (BJP).
A votação foi definida pelos votos do Colégio Eleitoral indiano, formado por 4.896 deputados do Parlamento Federal e das assembleias locais em cada estado da Índia. O sistema é parecido com a Comissão Federal da Alemanha, que elege o chefe de Estado do país europeu.
A atual presidente, Pratibha Patil, discreta e pouco conhecida no exterior, foi a primeira mulher no cargo quando foi eleita em 25 de julho de 2007.
Assim como em diversos países europeus, o presidente tem apenas papel representativo e também é o chefe das Forças Armadas. O poder Executivo está nas mãos do partido que tem a maioria do Parlamento e é atualmente controlado pelo primeiro-ministro Manmohan Singh, 79.

Nenhum comentário: